O curso “Gestão Financeira” encerrou a agenda de capacitações promovidas pela CDL-BG no mês de abril. Os encontros, realizados nas noites de 24, 25 e 26, na sede da entidade, contaram com os ensinamentos da instrutora Iara Cristina Bussolotto, que apresentou os módulos Fluxo de Caixa, DRE e Ponto de Equilíbrio – pilares que permitem diagnosticar a saúde financeira de um negócio. Participaram da qualificação proprietários de empresas, gerentes financeiros e colaboradores.

Com os três conceitos-chave desenvolvidos no curso é possível mapear a capacidade de um negócio crescer, estagnar ou não dar certo, de acordo com Iara. “Muitas vezes o empreendedor é aquela pessoa que tem dinheiro, visão e sabe vender, mas não sabe bem como administrar o negócio. Por isso, abordei fluxo de caixa, demonstrativo de resultado do exercício (DRE) e ponto de equilíbrio de forma bastante prática para nortear as pessoas com conceitos da Administração, porque o varejo tem pouca gente especializada”, destaca.

As aulas tiveram o importante papel de mostrar novas possibilidades aos participantes. “Quero que as pessoas deixem de entender seu negócio apenas como ‘entra e sai de dinheiro’. Quero que elas entendam os conceitos básicos de Administração e usem a seu favor no dia a dia do varejo, assim podem conhecer seu negócio e aproveitar melhor as oportunidades de crescimento”, conclui Iara.

O curso “Gestão Financeira” integrou a agenda de programações promovidas pelo CDL Treinamento, departamento da CDL-BG que realiza capacitações específicas em diversas áreas, atendendo às necessidades apontadas pelo comércio com o objetivo de formar e qualificar os profissionais do município.