A partir desta terça-feira, 25 de novembro, começa a última semana de oficinas que irão definir a pauta da XVI Jornada da Viticultura Gaúcha, que deve ser realizada em 2015. O encontro será em Caxias do Sul, no salão da comunidade de São Pedro da 3ª Légua (Zona Rural), das 13h30min até as 17h30min. As oficinas têm como gancho o Ano Internacional da Agricultura Familiar e são abertas a todos os membros da família agricultora, independentemente do cultivo. Os encontros seguintes ocorrem na quarta-feira, 26 de novembro, em Antônio Prado, no Salão da Gruta; na quinta-feira, 27 de novembro, em Flores da Cunha, no Salão Paroquial; e no dia 2 de dezembro,em Bento Gonçalves, no Campus da UCS/CARVI.

Os encontros têm o objetivo de analisar o histórico da agricultura familiar na região serrana e, a partir disso, projetar ações que contribuam com o desenvolvimento do setor primário. Entre os temas do evento estão pesquisas relacionadas ao uso de agroquímicos e o modelo de Escola Família Agrícola, já existente no município de Garibaldi. As oficinas serão mediadas por uma profissional em metodologias participativas. Para tanto, o público será dividido em pequenos grupos de discussão.

As cidades de Garibaldi, Veranópolis e Farroupilha sediaram oficinas nos dias 17,18 e 20 de novembro, respectivamente. Não há custos de participação e não é necessário fazer inscrição.