Pelo menos três homens foram mortos entre o fim da tarde de sexta-feira, 5, e a madrugada deste sábado, 6 de julho, em Caxias do Sul. Os fatos ocorreram em diferentes bairros da cidade. De acordo com a Polícia Civil local, duas mortes foram registradas como homicídio e uma como latrocínio, que é o roubo seguido de morte.

Conforme informações, o primeiro caso foi a morte de um vigilante, de 64 anos, que foi morto no bairro São José, em um estabelecimento, onde a vítima trabalhava como vigilante. Segundo testemunhas, Manoel Severino Nascimento de Lima estava em frente à empresa, localizada na rua Fortunato Mosele, quando, por volta das 17h10min, enquanto conversava com os proprietários do local, foi surpreendido por um homem que passou pelo local e começou a atirar em direção à Nascimento. A vítima tentou correr, mas acabou sendo alvejado com disparos que atingiram o braço direito e o lado esquerdo, no tórax.

Nascimento acabou caindo dentro de outro estabelecimento comercial, onde tentou se esconder. Devido os ferimentos, a vítima acabou morrendo. No local, os policiais encontraram seis cápsulas de pistola 9mm.

Já era noite de sexta-feira, quando a 33ª vítima de homicídio em Caxias do Sul foi executada. O fato ocorreu no bairro Serrano, quando o corpo de um jovem de 24 anos, foi localizado em uma plantação, por volta das 20h. Conforme informações da ocorrência, Rodrigo de Lima Santos, foi encontrado sem vida por um familiar, nas proximidades da rua Rosane Ogliari.

O rapaz estava sendo procurado pela família desde quinta-feira, 4 de julho, quando foi realizado um boletim de ocorrência, informando o desaparecimento de Santos. Após a família receber uma ligação anônima, informando o paradeiro do corpo do jovem, um tio foi até o local e encontrou a vítima, que foi morta com pelo menos dois tiros que acertaram a cabeça e tórax.

A última ocorrência com morte foi registrada na madrugada deste sábado, 6 de julho, no bairro Charqueadas, quando um homem de 29 anos, acabou sendo morto a pedradas, após ser vítima de latrocínio, roubo seguido de morte.

Conforme informações do registro de ocorrência, por volta das 2h15min, a Brigada Militar de Caxias do Sul foi acionada para atendimento de uma ocorrência na rua Cristiano Ramos de Oliveira, onde, segundo as primeiras informações repassadas, davam conta de que um homem estaria caído em via pública, nas proximidades de um bar.

Ao chegarem no local indicado, a guarnição encontrou o corpo de Maicon Roberto Contenta da Silva já sem vida. De acordo com testemunhas, a vítima e sua esposa, estavam em um ginásio de esportes no bairro Esplanada, onde Silva jogava futebol. Ao retornarem para casa em um veículo Clio, no momento em que passavam pela Perimetral Bruno Segala, o veículo acabou sofrendo uma pane, sendo deixado em frente a uma igreja, obrigando o casa seguir a pé até sua casa.

Ao passar pelo local do crime, o casal foi abordado por dois homens que anunciaram o assalto. Segundo a mulher, uma jovem de 25 anos, que apresentava sinais de embriaguez, após Silva entregar o dinheiro, os criminosos começaram a agredi-lo. Antes de morrer, a vítima ainda pediu que a esposa corresse para não ser agredida também. Na sequência, o rapaz começou a ser agredido com pedradas.

Mesmo ferido, Silva conseguiu fugir. No entanto os criminosos o seguiram acertando outra pedrada na vítima, caindo junto a um poste de luz. Segundo a companheira, os dois criminosos desferiram outras pedradas, com a vítima já inconsciente.

No crime, os assassinos levaram R$ 500 que, segundo a companheira de Silva seriam utilizados para pagamento do aluguel. O caso será investigado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de Caxias do Sul (Draco).