Cansei! Sim, e creio que todos já cansaram de ouvir a mesma coisa: o tráfico de drogas é o responsável pelos maiores índices de criminalidade. Claro, e temos, também, os roubos a residências, estabelecimentos comerciais, pedestres, etc. Esses são apontados como a “causa” da criminalidade. Mas, e quando será que esse “efeito” da criminalidade será deixado em segundo plano e as verdadeiras “causas” começaram a serem combatidas efetivamente, através, primeiramente, de uma legislação específica e, posteriormente, por ações concretas de combate? As “causas”? Ora, até os pardais que dormem nas árvores da Praça Dr. Tacchini sabem: o consumo de drogas e a receptação de bens e objetos roubados.

E quando será?
Sei que haverá muita gente dizendo que “isso nunca acontecerá”. Pois é, há muitos de nossos mui leais e valorosos parlamentares do Congresso Nacional que não gostariam de ver uma lei anticonsumo de drogas e que combata tenazmente aqueles que, querendo levar vantagens, compram objetos flagrantemente roubados, por motivos óbvios, escancarados agora, por operações da polícia federal e ministério público. Mas, como se elimina ou, pelo menos, se reduz a escalada da criminalidade se não for assim? Tráfico só existe porque há quem consuma drogas; roubos e furtos acontecem porque há quem compre os produtos. Simples assim! Ou estarei errado?

Todos contra o crime
Pois é, o governo Sartori anuncia um “pacote de segurança pública”. Já não era sem tempo! O recrudescimento da criminalidade colocou, praticamente, todo o povo gaúcho recluso em suas residências e, mesmo assim, com medo. Se é assaltado em bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais, nas ruas, nos prédios, nas casas, enfim não há mais locais seguros para se viver. Aqui, em Bento Gonçalves, temos constatado a união de entidades importantes como o CIC/BG, CDL e SINDILOJAS objetivando o combate à criminalidade, contando com a parceria importantíssima da Fundação Consepro e da Prefeitura. Não há como se esperar ações do governo do Estado, responsável primeiro pela segurança pública. E, obviamente, a colaboração da população é fundamental no auxílio à brigada militar e polícia civil.

Unamo-nos, portanto!
Nós, população, se unidos, somos muito mais fortes do que a criminalidade. Não é mais possível existir o pensamento do “não adianta registrar ocorrências porque não dá nada e se perde tempo”. Pois essa “perda de tempo” é importantíssima para a BM e polícia civil. Seja qual for a ocorrência, desde um simples furto a um assalto a mão armada, registrar é preciso. E ligar para o número 190 em casos de suspeitas, também. A prefeitura, a Fundação Consepro, as entidades e parte da população estão colaborando, inclusive financeiramente, com a segurança pública. Quanto mais unidos formos, menor as chances de sucesso dessa gente fora-da-lei. Façamos a nossa parte! Faça a sua parte!

Para comemorar!
E EXPOBENTO já está consolidada como uma das grandes e mais importantes feiras do Estado do Rio Grande do Sul e faz parte do calendário nacional. Neste ano, graças ao trabalho contínuo das sucessivas diretorias, o sucesso foi a tônica da feira. O clima foi favorável, certamente. E, apesar da tão propalada “crise”, a maioria dos expositores não teve motivos para queixas, pelo que se constatou. O público visitante, de mais de 200 mil pessoas, é a certeza de que o CIC/BG, promotor da EXPOBENTO, com Rafael Fantin e sua equipe, acertaram em cheio, mais uma vez. Parabéns a todos os que contribuíram, de alguma forma, para o sucesso da feira.