Com objetivo de proporcionar o evento a casais de baixa renda, a Câmara Municipal de Bento Gonçalves, em parceria com a Prefeitura através do Gabinete da Primeira Dama e Secretaria de Habitação e Assistência Social, Universidade de Caxias do Sul e Cartório de Registro Civil promovem o Casamento Comunitário 2019. Em reunião na manhã de terça-feira, 16, na sede do Poder Legislativo, organizadores definiram prazo para as inscrições.

De acordo com o Secretário Eduardo Vírissimo, o casamento comunitário visa promover a regularização jurídica de casais de baixa renda que não tiveram a oportunidade de oficializar a união. “Queremos proporcionar um momento único para estes casais. E formamos uma rede entre os diversos setores para que pudéssemos realizar sonhos”, disse.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de agosto nos Centro de Referência e Assistência Social (CRAS I, II e III). Para participar é preciso ter renda familiar de até dois salários mínimos, um dos cônjuges ser residente no Município e apresentar a documentação necessária para submeter-se a habilitação do casamento.

O projeto conta com a parceria da Câmara de Vereadores. “Muito mais do que gratuito ou coletivo o casamento comunitário tem características peculiares, pois além de envolver a comunidade mantém a individualidade encantadora do momento”, destaca o Presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto.

A data da cerimônia será divulgada posteriormente. “A oficialização da união é de extrema importância do ponto de vista jurídico, social e até mesmo familiar. Desejamos que este ato contribua para ao estreitamento e manutenção dos laços afetivos”, afirma a primeira Dama, Cynthia Pasin.

Documentos necessários para casais solteiros, divorciados ou viúvos.

1- Documento de identidade e CPF

2- Certidão de nascimento ou casamento, com averbação do divórcio ou com anotação de óbito do cônjuge falecido. 3-            Comprovante de residência no Município, atualizado.

4- Folha de resumo, contendo número do NIS, emitido pelo CADÚNICO.

Critérios de participação

1-Comprovar que ao menos um dos nubentes seja residente em Bento

2-Ter inscrição no CADÚNICO

3-Apresentar documentação necessária para submeter-se a habilitação para o casamento

4-Não possuir qualquer impedimento legal para casar

Serviço: Casamento Comunitário 2019

Inscrições: até 30 de agosto

Horário: 9h às 11h (manhã) e das 14h às 16:30 (tarde)

Local:

CRAS I – Centro de Arte e Esporte Unificado – CEU

Rua Calisto Orestes Sganzerla, 70 – bloco 2 – Bairro Ouro Verde  Telefone: (54) 3451-4833

CRAS 2 Rua Luis Giardini, 10 – Juventude Telefone: (54) 3055- 7013

CRAS 3 Rua Carlos Dreher Neto, 650 – Vila Nova Telefone: (54) 3451-4884

Fonte: Acom Prefeitura