A Casa do Artesão, que reúne trabalhos das associações de artesãos de Bento Gonçalves, está fazendo sucesso entre os turistas que vem conhecer as belezas da Capital do Vinho. As senhoras responsáveis por bordar os produtos garantem mais movimento nos dias em que há passeios de Maria Fumaça.

Fotos: Lucas Araldi

No espaço, os visitantes encontram desde toalhas com pintura livre de videira, até sapatos bordados de bebês. Praticamente em tudo que está exposto, as pessoas vão encontrar elementos que remetem a Bento Gonçalves, seja na forma de fazer ou nos desenhos que compõem as obras. No segundo piso, é possível encontrar quadros de artistas locais.

Segundo Elvide da Campo, que faz crochê, ponto cruz e cuida da contabilidade da Casa uma vez por semana, as vendas estão boas, principalmente com os passeios da Maria Fumaça. “Vem turistas do país todo, de fora do país, também”, observa.

Elvide também comenta que a maioria das artesãs trabalha em casa, porque o movimento no espaço não permite que se concentrem integralmente nas atividades. “Para mim é um passa-tempo. Como eu moro sozinha, me distrai”, conta. Ela ainda afirma que os turistas se encantam com os trabalhos manuais.