No dia 03 de agosto, a partir das 19h, ocorre na Fundação Casa das Artes o primeiro Encontro Cultural sobre o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha de Bento Gonçalves. O evento é alusivo a data de 25 de julho, que é o Dia da Mulher Negra, instituída pela Lei Federal nº 12.987, de 2014.

O objetivo é reafirmar a identidade, o legado e a luta da representatividade do papel da mulher negra dentro do contexto social, político, econômico e cultural, fomentando diálogos interdisciplinares que sedimentam valores éticos e morais de tolerância. De acordo com Marcus Flávio Dutra Ribeiro e Solana Corrêa, integrantes da Coordenação do Movimento Negro Raízes, “a entidade tem como pilar a educação. É preciso realizar oficinas e palestras que promovam ações pedagógicas de conscientização que possibilitem amenizar os juízos de ódio, hipocrisia e subjugação, que advém do racismo, da intolerância e do preconceito, e também desta forma, resgatar a Cultura Histórica do Povo Negro em todos os seus aspectos”.

O Encontro Cultural sobre o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha de Bento Gonçalves é uma realização da Secretaria de Cultura em parceria com o Movimento Negro Raízes e conta com o apoio da Fundação Casa das Artes, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e da Coordenadoria da Mulher. A entrada é franca mediante a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível.

Mais informações pelo fone/Whatsapp (54) 9.9107.2128, pela página do Facebook: Movimento Negro Raízes e/ou pelo Instagram: movimentonegroraizes.

Programação

19h – Exposição no Hall de entrada da Fundação Casa das Artes, de peças artísticas Afro produzidas pelo NEABI (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas) de Bento Gonçalves, e também de Desenhos elaborados pelo Desenhista/Cartunista Douglas Garcia Dias.

19h – Abertura com Solana Côrrea – coordenadora do Movimento Negro Raízes

Palestra: “Contexto histórico da mulher negra”, com Chaline de Souza, historiadora com especialização em Cultura Afro-brasileira

Povo Tradicional Religioso de Matriz Africana

Ângela Martins – Declamação de poesias

Apresentação do Grupo de Capoeira Abadá

Apresentação da bailarina Amanda Righes

Apresentação de Danças Urbanas com Thais Pegoraro e Grupo Empodera

Apresentação de Camila Arioli Jazz Contemporâneo

Apresentação da dupla sertaneja Will e Lisi

Apresentação do Grupo Samba de Moça

Serviço

O que? Encontro Cultural – Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

Quando? 03 de agosto

Horário? 19h

Onde? Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold da Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto – Fone: (54)3454.5211

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação/SECULT