Iniciativa dos Correios vai concretizar pedidos de crianças e adolescentes

O sonho e o desejo de milhares de crianças em todo o Brasil pode se tornar realidade, através da adoção das já tradicionais Cartinhas ao Papai Noel, ação realizada pelos Correios em todo o país. A campanha iniciou na terça-feira, 6 de novembro, em Brasília e envolve estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, além de crianças que enviam cartas diretamente para o Papai Noel.

A retirada para doação das correspondências no Rio Grande do Sul inicia no próximo dia 23. Em Bento Gonçalves, centenas de pedidos devem aguardar por um padrinho.
Por iniciativa dos próprios funcionários da estatal, a ação solidária se consolidou ao longo das últimas duas décadas, como uma das maiores campanhas natalinas. A adoção de cartas é feita da mesma maneira em todo o Brasil. Depois de enviadas pelas crianças, elas são lidas, selecionadas e então disponibilizadas para adoção de algum padrinho. Interessados em adotar uma carta devem, primeiro, conhecer o cronograma regional da campanha disponibilizado no site dos Correios, e irem a um dos pontos de adoção. No ato da retirada da carta deverão informar nome e telefone de contato.

Os presentes deverão corresponder aos pedidos formulados nas cartas. Não há limite de cartas por padrinho, mas o padrinho é responsável pelas cartas que pegar para adotar. Segundo os Correios a desistência impede que a carta seja adotada por outra pessoa. A empresa pede que nos casos em que será enviado mais de um brinquedo para a mesma criança, se faça em um único pacote, utilizando caixa ou papel pardo.

A orientação dos Correios é que em casos de brinquedo ser frágil, é aconselhável que ele seja acondicionado de forma adequada, utilizando caixa e que nela esteja escrito de forma visível a palavra “Frágil”. Bicicletas devem ser entregues, preferencialmente, em caixas. Os presentes deverão ser numerados com a mesma numeração da carta, pois é este número que identificará o endereço da cartinha adotada. Outra forma para facilitar o trabalho, é que se escreva este número de identificação na embalagem do presente. A entrega do presente deve ser feita nos locais e prazos definidos pelos Correios da localidade. Os Correios informam ser proibida a inserção de qualquer dado para contato posterior pela criança com o padrinho.

Para ser um padrinho ou madrinha, basta ir em uma agência, escolher uma carta e depois entregar o presente na mesma unidade, para que posteriormente a entrega seja feita no próprio fluxo postal pelos Correios. Não é permitida a entrega direta do presente. Para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.