Cerca de 200 expositores deverão estar presentes no evento. Foto: Reprodução

Existem aqueles que chamam de caranga, possante ou até mesmo de relíquia. Neste caso, não há tanta importância para a nomenclatura que é usada. Para os apaixonados por carros antigos, quanto mais idade, melhor, afinal, as máquinas, como eles chamam, carregam histórias que os donos se orgulham bastante de contar, destacam o valor sentimental e o prazer de andar numa relíquia. Em Bento, a Confraria do Opala realiza no domingo, 22, a segunda edição do “Encontro de Antigos”, recebendo veículos de diversos modelos e décadas. Organizadores esperam a participação de mais de 200 automóveis e de duas mil pessoas.

Com entrada gratuita, o evento receberá os amantes por carros antigos, a partir das 9h, no estacionamento do Campus da Universidade de Caxias do Sul, em Bento Gonçalves. De acordo com o presidente do Clube e um dos organizadores do evento, Claiton Salton, a ideia em reunir os veículos para um encontro, partiu da participação do grupo em eventos semelhantes por diversas cidades do estado. “Como todo o clube de carros organiza seu encontro para receber os amigos de outras cidades, que acabamos fazendo ao longo dos encontros, nossa ideia surgiu para estreitar os laços e integrar ainda mais os apaixonados por esse tipo de exposição e por gostarem de carros antigos. É uma forma de preservarmos esses automóveis que hoje, dificilmente, encontramos pelas ruas das cidades. Com o sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, resolvemos organizar a segunda. Nossa expectativa é que tanto o número de participantes, quanto a presença do público supere a edição passada”, explica.

Encontro no domingo deve reunir amantes de diversos veículos de época. Foto: Reprodução

A Confraria do Opala, idealizadora do evento, foi criada em 2011, com o intuito de preservar os automóveis, modelos Opala e Caravan, fabricados na década de 60 e com a produção encerrada nos anos 90. “A amizade de algumas pessoas que se reuniam para cultivar a paixão por esta lenda automobilística propiciou a criação do Clube”, afirma Salton. Ele ressalta que o número de simpatizantes foi crescendo e, por isso, houve a necessidade de organizar o grupo, reformulando alguns aspectos e definindo ações. “Os amigos foram aumentando e sentimos a necessidade em organizar nosso grupo de forma diferente. Foi aí que surgiu a Confraria do Opala Bento Gonçalves, que atualmente conta com mais de 30 participantes diretos”, explica.

Mensalmente, a Confraria realiza encontros de carros antigos. Proprietários e simpatizantes de Bento e região reúnem-se, em evento gratuito e aberto ao público no pátio da empresa Modelo Pneus.

Conforme a organização, durante todo o dia de evento, haverá apresentações musicais, presença de food trucks, artesanato, mercado de pulgas e espaço destinado às crianças. Ainda, segundo os organizadores, em caso de chuva, o evento será transferido para o domingo, 28.