Tem início à zero hora desta sexta-feira, 13 de fevereiro, a Operação Viagem Segura de Carnaval, que se estende até a meia noite da Quarta-feira de Cinzas. Representantes de diversos órgãos relacionados à segurança no trânsito reuniram-se, na tarde desta quinta-feira, 12, para acertar os detalhes da 40ª edição da operação.Além do Detran/RS, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM, que intensificarão a presença nas ruas e estradas neste feriado, participaram da reunião Daer, Cetran/RS, Famurs, EPTC e Sindicato dos Centros de Remoção e Depósito (SindiCRD).

O superintendente regional da PRF, Jerry Adriane Dias Rodrigues, colocou que a instituição utilizará ferramenta estatística para definir os locais de autuação da polícia, e atuará com radares simultâneos em rodízio nos locais com maiores índices de acidentes, estratégia que tem ajudado a reduzir a acidentalidade. “A PRF também dará especial atenção aos estrangeiros. As operações de fiscalização de argentinos e uruguaios realizadas com o apoio do Detran e da Policia Federal já vêm surtindo efeito no comportamento desses condutores, com reflexos positivos para a segurança no trânsito”.

O coronel Alberto Grillo Moreira, que despede-se do comando do CRBM, fez um balanço positivo da atuação da instituição na Operação Viagem Segura. “De 2011 para cá, tivemos melhoras em todos os indicadores, o que demonstra que estamos alcançando nossos objetivos com essa operação”. Grillo também ressaltou a importância da abordagem na fiscalização, como um componente educativo.

Acidentes

Segundo levantamento realizado pelo Detran/RS, entre 2007 e 2014, a média de mortes por dia nos feriadões de Carnaval foi de 5,6, número menor que a média de mortes dia no geral dos feriados (6,5). Embora a média de mortes no feriado de Carnaval seja menor do que em outros feriados e mesmo do que a média dos finais de semana, no ano passado foram registradas 36 mortes nos seis dias de operação. Em 2013 morreram 7,5 pessoas por dia de feriado, totalizando 45 mortes no Carnaval.

No período analisado, uma maior média diária de mortes foi registrada nas sextas e sábados, indicando a necessidade de um maior cuidado na saída para o feriado prolongado. Os turnos que ocorreram maior volume de mortos, nos feriados prolongados de Carnaval, foram a tarde e a noite de sexta-feira, a manhã de sábado, e a noite de terça-feira.

Nas 39 Operações Viagem Segura já realizadas até o momento, mais de 3,4 milhões de veículos foram fiscalizados. O resultado foi a autuação de 513 mil infrações, o recolhimento de mais de 48 mil veículos e 13,7 mil Carteiras Nacionais de Habilitação. Foram realizados 80.164 testes de etilômetro, que registraram mais de 10 mil infrações por alcoolemia, 12,9% do total de abordados.