No fim de semana, o futebol americano equipado do Rio Grande do Sul volta à atividade com o início da Copa RS — torneio que serve para equipes mais jovens e que não atuam em torneios nacionais adquirirem experiência. Carlos Barbosa Ximangos e mais três times buscam título inédito e ainda uma vaga na elite do Campeonato Gaúcho de 2019.

O clube serrano entra em campo amanhã, 16, em Carlos Barbosa. O Ximangos receberá o Cruzeiro Lions, atual vice-campeão da Copa RS. A equipe alviazul já fez boa jornada no primeiro semestre, chegou a ser um dos classificados para segunda fase do Campeonato Gaúcho e garantiu vaga na elite do estadual para o próximo ano.

Entretanto, o Lions atualmente disputa a Copa Sul, torneio que reúne equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Por conta disso, a tendência é de que os “leões” cheguem à Serra Gaúcha com jogadores alternativos, garantindo prioridade ao torneio regional. Por sua vez, o Carlos Barbosa Ximangos terá foco total na sua estreia pela Copa RS de Futebol Americano. O time não atua em jogos regulamentares desde maio, quando despediu-se do Gauchão com derrota para o Canoas Bulls FA.

Carlos Barbosa Ximangos e Cruzeiro Lions se enfrentam no Estádio Serrano às 14h. A abertura oficial da Copa RS será na tarde de hoje, 15, entre Buriers Football (São Leopoldo) e Erechim Coroados.

Projeção de 2019

Além da experiência que a Copa RS garante aos participantes, o torneio está intimamente ligado ao Campeonato Gaúcho, a principal competição estadual que ocorre no primeiro semestre de todos os anos. Os dois primeiros colocados do torneio que inicia neste fim de semana participarão de repescagem para tentar ingressar na elite do futebol americano do Rio Grande do Sul.

Se não houver mudança de calendário, os jogos eliminatórios ocorrerão nos dias 17 e 18 de novembro. O campeão da Copa RS terá de passar pelo atual detentor do título Bulldogs FA, de Venâncio Aires; o vice-campeão, por sua vez, vai encarar o Bento Gonçalves Snakes.

Tanto Bulldogs quanto os bento-gonçalvenses não se classificaram para o Gauchão de 2019 e precisarão passar por essa etapa para seguir entre os 12 principais times da modalidade no estado. Porém, caso o Cruzeiro Lions (já garantido no estadual do próximo ano) seja um dos finalistas da Copa RS, o Snakes já estará automaticamente no Gauchão, sem necessidade de passar pela repescagem. Nesse cenário, caberia ao outro finalista enfrentar o time de Venâncio Aires pela vaga na elite estadual.


Foto: DM Photography, Divulgação