Integrar as pessoas das comunidades. Este foi o objetivo da criação do Coral do Vale dos Vinhedos, no dia 4 de junho de 1999, idealizado por Eneiva Cristófoli. De acordo com o maestro do coro, Geraldo Farina, quase todas as localidades do distrito têm representantes. “Também é uma oportunidade de aprimorar o desenvolvimento do canto para o coral e levar ao turismo”, destaca.

O grupo é composto por 25 membros e possui um repertório italiano e algumas canções voltadas a produção vitivinícola. As apresentações são realizadas em diversos eventos como filós e festas em empresas. Ainda, promovem o concerto “Natal Encanto no Vale”, que ocorre em cada ano em uma comunidade. Outra atração aguardada ansiosamente pelos moradores é o Canto dei Trè Rè.

No ano de 2004, foi gravado o primeiro CD, e agora está sendo produzido o segundo volume que será composto por treze músicas, e deve ficar pronto neste mês.

Para o segundo CD, foram eleitas músicas inéditas, entre elas, “Imigrante Trentini”, composta pelo maestro Geraldo Farina em parceria com o amigo Giordani. “Ela conta a vida do imigrante que vem da região do Trento e instalando no Vale dos Vinhedos. É bem a nossa história”, revela. Além desta canção, foram gravadas outras composições italianas que tem em sua letra a temática do trabalho, da alegria do imigrante, do próprio vinho como cultura e como atividade econômica. No repertório para a gravação foram inseridas duas músicas gaúchas.

Segundo Farina, o coral também se dedica a músicas relacionadas ao vinho. Até o momento foram gravadas três canções. “Nós já cantávamos ‘Vinho e Alegria’. Neste ano, também gravamos ‘Vino Talian’, que enaltece o produtor que produz a uva e o vinho e celebra a alegria de estarmos juntos”, afirma. Ele relata que sempre é dado o foco do vinho como a bebida da alegria. “É a canção do vinho que é tomado com sabedoria. Que nos trás toda uma história e ao mesmo tempo é um esteio econômico, mas tem a importância de ser a bebida de quem gosta de estar junto”, destaca.