Pela primeira vez, coros da Serra integram um espetáculo internacional de luxo e arrancam aplausos intermináveis de um público de aproximadamente 4 mil pessoas

 

Alguns membros dos Canarinhos de Bento participaram de uma experiência única e inesquecível, em um dos espetáculos mais esperados pelos fãs da trilogia criada pelo escritor J.R.R Tolkien “O Senhor dos Anéis In Concert: A Sociedade do Anel”, que aconteceu no domingo, 30 de junho, no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre.
Mais de meio milhão de pessoas já assistiram o espetáculo pelo mundo, que promove uma sessão super especial do primeiro filme da trilogia (2001), com a trilha sonora ganhadora do Oscar, do compositor Howard Shore, sendo executada por diversos coros e solistas sob a regência do Maestro Shih Hung Young.
Integrando um espetáculo internacional pela primeira vez, foram 50 crianças do Estado, sendo 34 crianças de várias cidades da Serra: Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Garibaldi, Flores da Cunha, Farroupilha, Pinto Bandeira e Vila Jansen, além de 16 do Coral de Meninas de Bom Princípio. Ao todo, 260 músicos emocionaram um grande público, com mais de quatro mil pessoas, em quatro horas de espetáculo.
Foram aproximadamente 30 dias de ensaio para o grande dia, segundo o regente dos Canarinhos de Bento, Professor Celso Fortes. Na sexta que antecedeu o espetáculo, o coro ensaiou com o maestro de Nova Iorque na PUC e no sábado, o dia todo, no auditório Araújo Viana. “Esses dois dias de trabalho, ensaiando, almoçando e jantando juntos foi uma experiência imensurável de integração para todos. Foram dias intensos, as crianças puderem conhecer músicos internacionais, trocar conhecimento e participar de um evento tão grandioso e rico culturamente”, comenta.
Bernardo Flamia, vencedor do VOX 2019, foi o solista do espetáculo junto com a norte-americana Kaitlyn Lusk. Ele foi escolhido entre duas cantoras de Bom Princípio; Lucas Villa e Vinícius Parisotto que, com apenas 1 ano de coro, foi pré-selecionado para fazer o teste.

Reconhecimento
Márcio Buzatto, professor da PUC e técnico vocal dos Canarinhos de Bento, foi encarregado pela produção para selecionar e formar o coro de crianças com talentos locais. “Foi uma experiência incrível que ficará marcada em nossas vidas. Me senti realizado e satisfeito em ver nosso trabalho funcionar tão bem em um espetáculo tão grandioso e uma partitura tão difícil”, comenta.
“Estou grato por ter trabalhado com meninos tão talentosos, que deram o seu melhor, com o Maestro Celso coordenando, e aos pais, que nos deram apoio e estiverem presentes nessa apresentação única e tão espetacular. Estamos sendo alvo de muitos elogios, do público, da produção e até dos músicos que rodam o mundo com o espetáculo. Dizem que foi um dos melhores coros infantis que já tiveram”, finaliza Buzatto.

Foto Uilian  Vargas Classic Photography

Fotos Divulgação

Os solistas do evento Bernardo Flamia, do VOX 2019, e a norte-americana Kaitlyn Lusk