Desde sexta-feira, 1º de dezembro, as quadras da Padel Pro e da Paddle One recebem atletas de diversos países da América do Sul. Os locais são sedes do Sul-Americano de Padel Amador, que será disputado até o domingo, 3 de novembro. Três padelistas de Bento Gonçalves jogam entre os atletas da América.

Quatro países são representados no torneio. Além do Brasil, que é o país sede, duplas de padelistas da Argentina, Uruguai e Paraguai estão em Bento Gonçalves. Durante a competição, 330 atletas atuam nas quadras de Bento Gonçalves. A cidade já havia sediado, em setembro, as seletivas que serviram para compor parte dos convocados pelas seleções. Outra parcela foi chamada de acordo com o posicionamento nos rankings nacionais.

Três padelistas de Bento Gonçalves estão em atuação do Sul-Americano. No masculino, Matheus Scotton joga na segunda categoria (a mais importante neste torneio) e Vinicius Branchi na quarta – fazem dupla com Felipe Henker e Lucano Hoff, respectivamente. Pelo feminino, Fernanda Abarzúa representa o Brasil na terceira categoria – ela atuou recentemente no torneio continental profissional, que aconteceu no Chile.

Ainda que a competição seja chamada de amadora, há a participação de atletas profissionais. Apenas são vetadas atuações de jogadores que estão nos topos dos seus respectivos rankings nacionais.

Scotton faz parte da Seleção Brasileira por conta da pontuação no ranking (Fotos: Lucas Delgado)

A realização do torneio em Bento Gonçalves coloca mais uma vez a cidade na rota das organizações do pádel. Estão presentes nesta edição do Sul-Americano representantes das federações dos países participantes, bem como do presidente da Federação Internacional de Pádel. Para o atleta e também organizador do evento, Matheus Scotton, a cidade passa a ter importância no cenário esportivo a níveis internacionais.“Ter o presidente da entidade e observando as estruturas e a capacidade da cidade pode render bons frutos. Podemos imaginar a cidade como sede de um Campeonato Mundial. Primeiro de categoria de base, depois profissional”, afirma.

O encerramento do Campeonato Sul-Americano de Pádel Amador está marcado para a noite de domingo. As disputas finais acontecem na Padel Pro.