Uma das sala do Ginásio Municipal abrigou a primeira reunião que definiu deliberações iniciais referentes ao campeonato de futsal para os times de Bento Gonçalves. Além de discussões acerca de regulamento e número de equipes, os participantes debateram a possibilidade de um campeonato completo, contendo diferentes categorias e naipes masculino e feminino.

A nova realidade no esporte bento-gonçalvense – na qual os clubes precisam gerir e arcar com os custos da competição – chegou também ao futsal local. O torneio de 2018 será organizado pelas equipes e também pela Associação Atlética Bento Gonçalves (AABG).

A figura central da organização será Eduardo Paixão, da AABG. No encontro, ele ouviu os representantes das 12 equipes que compareceram ao local. Paixão acredita que a união dos clubes na organização é fundamental para o momento. “A ideia de chamar as equipes para participar de tudo que envolve o citadino é uma necessidade, dadas as novas condições”, explica.

Durante a reunião, os representantes debateram a necessidade da criação de um regulamento rígido, que não possibilite interpretações duvidosas, o que poderia causar possíveis discórdias entre as equipes participantes.

Outra situação discutida entre o representante da AABG e os dirigentes dos times de futsal foi se o Citadino de Bento Gonçalves terá mais de uma divisão. Esta definição, entretanto, vai depender do número de equipes interessadas no torneio.

Nas próximas reuniões será pautada a possibilidade de haver futsal feminino e de categorias de base no Citadino de 2017. O acréscimo desses times aumentaria a visibilidade e também o possível interesse do público. Com isso, cogita-se até mesmo a cobrança para ingresso nos jogos, sobretudo nas fases decisivas.

A ideia da organização é que, mesmo com as dificuldades nesta primeira edição com liga independente, não se deixe de realizar o Citadino de Futsal. “Precisamos achar formas e modelos, assim evitamos que as competições acabem. Começar do zero seria ainda muito mais difícil”, afirma Paixão.

A competição tem previsão de início para o mês de agosto, com duração de três meses. Especula-se que Campeonato Citadino de 2017 seria um embrião de um torneio maior no ano que vem.