O Projeto de Lei Estadual 292/2019, que oficializa o Roteiro Caminhos de Caravaggio como uma rota turística do Estado, foi aprovado na manhã de terça-feira, 3 de setembro, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. A relatoria ficou a cargo da deputada Fran Somensi, que também subscreveu o PL junto com Elton Weber, de Nova Petrópolis. Agora, o Projeto segue para votação dos Deputados Estaduais.

Conforme a parlamentar, o objetivo é fomentar o turismo na região da Serra. “O roteiro permite que os visitantes tenham contato com uma série de atrativos turísticos e conheçam mais de 20 igrejas e capelas distribuídas ao longo do caminho; além de hotéis, pousadas e paisagens exuberantes durante o percurso”, destaca.

Caminhos de Caravaggio

A rota Caminhos de Caravaggio liga os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha ao de Canela, passando por estradas nas zonas rural e urbana dos Municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

O roteiro de âmbito regional conta com aproximadamente 200 quilômetros. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta e outras modalidades. Todas permitem a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes. Além do contato visual com a natureza, o roteiro proporciona introspecção, elevação espiritual e superação de desafios. Os percursos diários sugeridos variam de 15 a 28Km até chegar ao destino.

Fonte: Ascom Dep. Fran Somensi