A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, recebe nesta segunda-feira, 8 de dezembro, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em Porto Alegre, o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet. A premiação faz parte da campanha “Transparência, faça essa ideia pegar”, lançada pelo TCE-RS no mês de maio com o objetivo de estimular a população a usar os instrumentos da Lei de Acesso a Informação (LAI) e da Lei da Transparência, bem como de sensibilizar os gestores públicos.

Além do diploma, os agraciados receberão um selo digital que poderá ser utilizado por um ano. A entrega da premiação ocorre na sede do TCE, em Porto Alegre, no Auditório Romildo Bolzan, às 15h30min. Os resultados detalhados da pesquisa serão divulgados também nessa data.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, vereador Valdecir Rubbo (PDT), a premiação mostra que a Câmara de Bento vai muito além do que a Lei da Transparência exige. “Transparência é uma obrigação, é Lei, mas podemos dizer que nosso diferencial está em oferecer para a população uma melhor experiência de acesso à informação no site, por meio de parceiras com o Senado e Interlegis, o que não traz custos e evita terceirizações.” explica o presidente.

Entre as melhores práticas de transparência, Rubbo destaca as ferramentas que facilitam a pesquisa das Matérias Legislativas por autor, período, status e situação; e ainda a possibilidade da população acompanhar a tramitação dos Projetos por e-mail, as Sessões por áudio e vídeo, consulta da produção Legislativa de cada Parlamentar, entre outros aspectos que tornam ainda mais transparente as ações do Legislativo de Bento Gonçalves.

A relação dos Legislativos e Executivos municipais que serão agraciados está disponível para consulta no portal do TCE através do link:
http://portal.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/noticias_internet/textos_diversos_pente_fino/lista_premioboaspraticas2.pdf