Em uma sessão turbulenta, com direito a suspensão e cartazes de protesto da população, os vereadores aprovaram quatro projetos de autoria do executivo. A Mensagem Retificativa nº4/2019 ao Projeto de Lei n° 46/2019, bem como o projeto, que autoriza o Poder Executivo, ceder servidores, professores ou estagiários municipais, via convênio com órgãos públicos e entidades privadas, a fim de que as referidas entidades possam concretizar seus objetivos e dar continuidade aos seus relevantes serviços.

Também relacionado ao projeto, os vereadores apreciaram e aprovaram a Emenda nº 6/2019 de autoria do vereador Gustavo Sperotto (DEM), a qual propõe a cedência de um profissional para Associação dos Surdos de Bento Gonçalves.

E por fim, os edis votaram o PLO nº 57/2019 que autoriza o município a abrir um crédito especial no valor de R$ 3.882,66 (três mil, oitocentos e oitenta e dois reais e sessenta e seis centavos) na unidade orçamentária da Secretaria Municipal de Cultura.
Durante as manifestações pessoais na tribuna, o assunto mais pautado foi a denúncia, realizada pelo Ministério Público na última semana, de um possível caso de corrupção de dois vereadores da Casa. Os parlamentares apresentaram suas defesas durante suas falas.

CPI das Fake News
Antes da sessão ordinária foi realizada a terceira etapa de oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Fake News. Desta vez, o depoente foi Jorge de Mattos, também ex-assessor de Moacir Camerini (PDT). Durante sua manifestação, corroborou com as mesmas afirmações apresentadas pelos outros ouvidos no processo, indicando o uso da máquina pública na criação de notícias falsas e “memes” para redes sociais a mando do parlamentar, com finalidade de atacar outros vereadores e lideranças municipais.

A CPI deverá se reunir novamente na próxima semana, para dar andamento às oitivas de testemunhas. O processo deve ser encerrado em até 120 dias.