Sua mãe vive dizendo para você não deixar de tomar o café da manhã. E adivinhe: ela está totalmente certa. Um novo estudo descobriu que pessoas que não pulam a primeira refeição do dia têm um risco menor de terem obesidade e de desenvolver diabetes tipo 2 do que aquelas que dispensam o café da manhã.

A pesquisa, apresentada na reunião anual da American Diabetes Association contou com a participação de mais de cinco mil homens e mulheres. Nenhum deles apresentava diabetes tipo 2 no início do estudo. Sete anos depois, o grupo preencheu questionários sobre dieta que incluíam uma questão sobre a frequência com que tomavam café da manhã. Eles foram monitorados por um período de 18 anos.

Em comparação aos que tomavam café três vezes ou menos por semana, aqueles que tomavam café diariamente tinham um risco 34% menor de desenvolver diabetes; 43% menor de desenvolverem obesidade e 40% menor de desenvolver gordura abdominal. Pessoas que tomavam café da manhã de quatro a seis vezes por semana apresentaram uma probabilidade 24% menor de desenvolver diabetes tipo 2 e 25% menor de desenvolver obesidade.

 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.