Difícil nos dias atuais é não se deparar com pessoas entretidas com seus fones de ouvido, ouvir música, algum programa de rádio ou qualquer outra audição sonora costuma distrair as pessoas e até fazem com que se sintam menos estressadas diante de situações demasiadamente exaustivas.
Acredita-se segundo estudos de especialistas que aproximadamente 28 milhões de brasileiros sofram de zumbido no ouvido.
Mas a atenção deve ser mantida em relação ao volume utilizado, o ouvido pode suportar de maneira contínua sem danos à audição de até 80 decibéis, mas para garantir a integridade da audição o ideal seria que o áudio fosse ouvido na metade de decibéis considerado seguro.

Dificilmente as pessoas costumam ouvir o som em um volume adequado, muitos utilizam o volume máximo para se abstraírem do mundo à sua volta, mas esse hábito pode causar a perda auditiva e como o número de crianças e adolescentes que têm esse hábito é crescente, a ocorrência de danos à audição só aumenta. 

O fone de ouvido tem um ruído que provoca zumbido, e esse é um sintoma de perda de audição, costuma ocorrer em casos de exposição frequente dos tímpanos ao alto volume do som.
O zumbido costuma ocorrer em ritmo acelerado e se manifesta na cabeça e no ouvido, é o famoso chiado, som de apito que pode ser intermitente ou contínuo.
A maioria dos problemas auditivos diagnosticados tem relação com a prolongada exposição dos ouvidos aos sons estridentes. Muitas pessoas não dão a devida importância aos cuidados que devem ter com a própria audição, os jovens principalmente, nunca pensam que o volume alto das músicas e a quantidade de tempo em que passam com fones de ouvido pode prejudicar a audição num futuro próximo.
É fundamental que as pessoas fiquem em estado de alerta ao primeiro sinal de zumbido que surgir e é fundamental que um especialista seja procurado para que as devidas avaliações sejam realizadas. Quanto mais cedo os hábitos auditivos forem mudados melhor o resultado.
A primeira dica dos especialistas é que o tempo de exposição dos tímpanos ao alto volume não ultrapasse o período de uma hora, é importante que o hábito de ouvir o som no último volume seja mudado para a potência média ou para um terço do que se costuma ouvir.
É importante salientar que o aparelho auditivo é altamente sensível e que qualquer tipo de dano à audição é irreversível, muitas pessoas não costumam se atentar a isso até sofrerem perda significativa dessa capacidade.
Outro cuidado que deve ser tomado em relação à preservação do ouvido é não limpá-lo com cotonetes, esse ato pode causas lesões no ouvido ou até mesmo propiciar o surgimento de infecções, por isso é importante apenas higienizar o ouvido com o uso da toalha após o banho.
Cuide do seu ouvido, reveja o hábito de ouvir sons em volume máximo: Ouça o que dizem os estudos científicos e preserve um dos principais sentidos do corpo humano.