Se sua pele for sensível, você irá notar que fatores rotineiros, como sol, tempo seco ou frio demais e alguns cosméticos faciais, provocam no rosto vermelhidão, vasinhos aparentes, descamação e coceira.

Quando aparece

As reações, comuns em quem tem esse tipo de pele, podem surgir na infância ou ser decorrentes de um problema dermatológico, como a rosácea, que costuma aparecer por volta dos 30 ou 40 anos e em qualquer pessoa. Embora qualquer um possa sofrer com a sensibilidade extrema, é mais comum que isso aconteça em quem tem pele seca. É que, nesse tipo de pele, a barreira protetora, que retém água na derme, é naturalmente comprometida, facilitando a penetração de substâncias irritativas.

De olho nos ativos

Anti-idade e clareadores: os ácidos salicílico e kójico e a hidroquinona são os mais irritantes. Prefira ácidos glicirrízico ou lático, clareadores um pouco mais fracos, e peptídeos, antioxidantes e vitamina C, para combater a ação do tempo.

Limpeza diária: evite o adstringente

No lugar dele, use tônico sem álcool ou leite de limpeza sem enxágue, fórmulas mais delicadas. Os sabonetes também merecem atenção. Os ideais são aqueles à base de glicerina ou que não levam ativos detergentes e, portanto, não fazem muita espuma.

Hidratantes

A melhor escolha recai sobre cremes e loções específicas para peles sensíveis, com agentes calmantes como camomila, aloe vera e calmaline, por exemplo, e substâncias umectantes consideradas seguras, como glicerina, ceramida e ureia. O produto deve também ser livre de ingredientes irritantes, como o parabeno, as fragrâncias e os corantes.

Filtros solares

Prefira os que contêm óxido de zinco e dióxido de titânio, que penetram menos profundamente na pele, amenizando os riscos de irritação.

Cuidados práticos

Faça o teste: sempre que for passar um produto novo, aplique antes uma pequena quantidade na lateral do rosto, próximo à orelha, e espere pelo menos três dias, tempo suficiente para ter certeza de que ele não causará nenhuma reação na pele.

Escolha a temperatura: fuja da água quente, mais agressiva, ao lavar o rosto. Vá sempre de fria, já que ela retira menos a barreira protetora da pele.
Dê um tempo: nunca aplique um produto no rosto logo após a limpeza facial. Espere cerca de 30 minutos para que a pele restaure a barreira protetora.

Fonte: mdemulher.abril.com.br