Hemorroida é um assunto difícil de ser falado e, principalmente, admitido, por medo ou vergonha. Mas, de acordo com a especialista em Coloproctologia, Letícia Gonçalves, qualquer tipo de sangramento sempre é motivo de alarme.
Hemorroidas são veias ao redor do ânus ou do reto que se inflamam ou dilatam.

Durante o movimento intestinal, esses vasos se dilatam e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (constipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Tipos

A especialista Letícia explica que existem três tipos da doença, As hemorroidas podem ser internas, externas e mistas. As internas causam sangramento e facilitação da perda de fezes. As externas ocasionam dor, inchaço e coceira. Já a mista é quando as duas ocorrem ao mesmo tempo.

Causas

A causa mais comum é pelo engurgitamento dos vasos associado a evacuação. Mas também pode acontecer por outro motivos.

* Constipação, conhecida como prisão de ventre;
* Gravidez: em virtude da pressão que o feto exerce sobre as veias da parte inferior do abdome;
* Obesidade: o excesso de peso também aumenta a pressão nas veias abdominais;
* Vida sedentária: diminui o estímulo para a digestão dos alimentos e a irrigação sanguínea do ânus;
* Componente genético: casos de hemorroidas na família podem indicar predisposição para desenvolver a doença. O inverso também é possível, isto é, desenvolvimento de hemorroidas sem que haja precedentes familiares;
* Dieta pobre em fibras e pequena ingestão de líquidos;
* Sexo anal: pode produzir fissuras numa região muito vascularizada.

Letícia alerta as pessoas sobre ficar muito tempo de cócoras, ou seja, ficar um longo período sentado no vaso sanitário e agachado. De acordo com ela esse é um fator que piora a situação, já que resulta no aumento da engurgitamento dos vasos.

Sintomas

* Coceira provocada por inchaço dos vasos o que aumenta a tensão sobre as terminações nervosas;
* Sangramento resultante do rompimento dos vaso anais (sinais de sangue aguado ou manchas de sangue perceptíveis na roupa íntima ou no papel higiênico);
* Dor ou ardor durante ou após a evacuação;
* Saliência palpável no ânus.

Tratamento

O tratamento para as hemorróidas pode ser tópico ou local, com pomadas e supositórios. Cirúrgico (hemorroidectomia), isto é, retirada das veias doentes. Por vezes, apenas a punção do coágulo que entope o vaso hemorroidário pode resolver o problema sem cirurgia e Ligadura elástica, técnica que consiste no estrangulamento da veia afetada.
A médica Letícia lembra que cada tipo de tratamento depende do tipo da hemorroida e que o uso de pomadas é apenas paliativo.

Será que você realmente tem hemorroida?

Hemorroidas não costumam constituir um problema de saúde muito sério, mas como já foi mencionado anteriormente, qualquer tipo de sangramento é sinal de preocupação.
Sendo assim, Letícia explica que é de extrema importância procurar imediatamente uma assistência médica em todos os casos de sangramento. “Pode ser que o paciente tenha hemorroida, mas também sempre se deve levar em consideração as chances de que ele esteja com uma doença mais complicada de tratar, como por exemplo, um tumor”.

Nesse sentido, se o paciente procurar um médico especialista logo que percebe algo diferente é possível realizar um diagnóstico diferenciado a tempo de fazer os tratamentos adequados, antes que qualquer doença tenha se espalhado ou piorado. Então, é de extrema importância deixar a vergonha ou o preconceito de lado e procurar ajuda médica logo que houver algo diferente. Assim as chances de cura e de mais tratamentos são maiores.

“As pessoas são relutantes na hora de procurar ajuda médica para reclamar de alguma dor. Muitas vezes, acreditam que ela é passageira. Por mais pequena que seja, ou mais simples que parece, nenhuma dor deve ser desprezada”, ressalta Letícia.

A médica especialista em Coloproctologia, Letícia Gonçalves ainda afirma, uma dor, ou um sangramento que não é tratado pode se transformar em algo crônico.