Feniletilamina. É esse nome complicado que faz com que uma pessoa abra um bombom atrás do outro e, quando é impedido de comer chocolate até espanta os amigos por causa do mau humor. Essa substância, presente no cacau, é um precursor da serotonina, que causa bem-estar, excitação e euforia. Para quem acostumou com ela, é um incômodo ficar sem chocolate.

E é apenas um incômodo, já que o vício em cacau não é como aquele em drogas ou álcool. Não há abstinência química, apenas psicológica. Mas, se isso está prejudicando quem é chocólatra, “a pessoa pode fazer terapia”.

Neurologistas explicam que a preocupação deles com o cacau são as calorias, que podem levar ao aumento do peso. Logo, a moderação seria o melhor conselho. Quem deseja parar de consumir chocolate em excesso pode procurar um psicólogo e passar por uma terapia.

Para aqueles que desejam diminuir o consumo de chocolate, mas ficam receosos com a falta da serotonina no corpo, há alguns alimentos que também ajudam a manter o sorriso sempre aberto, como a banana, ovo, espinafre, pimenta, alface, leite, laranja, entre outros. Lembrando que o efeito em questão é a produção de seratonina, não sendo comparadas com o doce propriamente dito, que está presente no chocolate.

Tudo que é consumido com moderação não é pecado. Então a dica é sempre consumir o chocolate com cautela, e ir diminuindo cada vez mais as porções do doce. Substituí-lo por frutas também é uma boa e saudável opção, uma vez que as frutas trazem inúmeros benefícios à saúde humana.

Fonte: saude.ig.com.br