Chegou a época da vindima. Só quem mora na Serra Gaúcha sabe o quanto esta época é linda. Andando pelas estradas do interior sente-se o aroma das uvas tintas, brancas e rosadas. Os viticultores já iniciaram a colheita da fruta, que é sustento para milhares de famílias. Esse período segue até o final de março. Se essa é uma época festiva para muitos turistas, ele é também um período de muito trabalho para os agricultores da região, entretanto há um grande problema que está atrapalhando o trabalho dessas pessoas: os buracos nas estradas. A reportagem do Semanário foi até o interior conferir como estava a situação nas localidades.

João Orsoletta e muitos outros vitivinicultores que encontramos ao longo do trajeto entre Bento e Faria Lemos reclamaram da situação das vias de acesso e do descaso da subprefeitura da região. O agricultor foi motorista por 50 anos, há mais de dez cultiva uvas para o sustento da família. Nesta época, a entrega da mercadoria às vinícolas acontece de duas a três vezes por dia, mas o medo de passar pelos locais e ter uma roda do caminhão quebrada acompanha a rotina desses homens e mulheres. “Este é nosso sustento. Temos que carregar as uvas dentro do caminhão e passar por essas estradas que estão esburacadas e cheias de pedra. É muito complicado trabalhar dessa forma”, ressalta Orsoletta.

Por muitas vezes os produtores das localidades se reúnem, juntam dinheiro e despejam brita para tapar os buracos, mas Orsoletta garante que esse não pode ser um dever deles e sim do poder público. “O meu trabalho é cuidar das uvas, isso já não é simples, principalmente quando temos 11 dias consecutivos de chuva. Agora, além disso, preciso cuidar dessas ruas?”, questiona o agricultor.
A reclamação não veio só de Orsoletta. A reportagem encontrou durante o percurso muitos caminhoneiros e foi conversando com quem anda diariamente nestas estradas que descobriu que Faria Lemos não é a única a ter esses problemas. “Meu caminhão é meu sustento. Faço muitos caminhos por essas estradas do interior, algumas eu preciso estar mais atento, inclusive até já decorei onde ficam os buracos de tanto tempo que eles estão ali”, salienta João Sérgio.

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura intensificou as obras de patrolamento, nivelamento e colocação de brita a de muitas estradas do interior de Bento Gonçalves, segundo o secretário Zelavir Giordani. “Eu entendo perfeitamente o que eles estão passando, mas preciso pedir a compreensão de todos, pois choveu muito nos últimos dias e isso vai além do nosso alcance de conseguir resolver a situação”, observa.

Giordani garante que a atenção com as estradas do interior deveriam ter iniciado antes, entretanto salienta que com tempo úmido e chuvoso não há como realizar o trabalho. “Eu sou do interior, conheço como funciona a situação por lá e garanto que se continuasse chovendo seria impossível passar com a patrola e colocar as britas como eles necessitam. Nós buscamos terra em alguns barracos e só encontramos barro e assim fica difícil. O clima é o real culpado disso tudo”, diz.

Segundo o secretário, quando a tarefa é bem executada, os resultados já são recebidos na mesma hora. “Enquanto estávamos nas localidades, os caminhões que iam passando por onde já havíamos arrumado, já elogiavam e agradeciam imensamente o cuidado que estávamos dando, não só às ruas, mas às famílias em si que necessitam tanto disso para trabalhar”, finaliza.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 14 de janeiro de 2017.