A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL BG) convocou uma segunda reunião nesta quinta-feira, 11 de setembro, para tratar do tema segurança pública, oportunidade em que foram apresentados números das ações realizadas pela Brigada Militar. Autoridades de diversos segmentos da cidade e empresários do comércio estiveram presentes.

Após a primeira reunião, realizada em 7 de agosto, a Brigada Militar deu início à Operação Retomada com o reforço de 15 policiais do pelotão especial e quatro do setor de inteligência de Caxias do Sul. O capitão Reni Zdruikoski, do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), apresentou números de ações realizadas de 18 a 31 de agosto. Nesse período foram efetuadas 43 prisões, sendo 20 por tráfico de drogas, seis por entorpecentes, dois por roubo, dois por furto, uma por receptação e 12 foragidos foram recuperados. Desse total, 25 continuam presos e 18 já receberam liberdade.

O representante do 3º BPAT salientou que o perfil dos delinquentes que agiam no comércio era variado. “Eles agiam com motos, carros ou a pé e em alguns casos portavam armas, como facas”, destacou. O capitão também enfatizou que em função das ações da Brigada Militar, tanto em “bocas de fumo” quanto por meio de barreiras, foi possível verificar uma redução nos demais crimes. “Sentimos que a operação gerou reflexos nos crimes em geral, comprovando que a ação deu certo. Além disso, percebemos uma participação maior da comunidade no número de denúncias”.

De acordo com o presidente da CDL BG, Marcos Carbone, o empresário quer segurança, independentemente de quem a faça, seja a polícia civil ou militar. Carbone parabenizou a ação da Brigada Militar e solicitou que ocorra uma constância nesse tipo de ações para que a população se sinta mais segura.

O presidente da CDL BG também aproveitou para cobrar uma posição do secretário de Governo de Bento Gonçalves, Ênio De Paris, sobre a construção do presídio de Bento Gonçalves. De acordo com De Paris foram feitos vários contatos com Mari Peruso, da Assessoria Superior do Governador, no sentido de uma definição o mais breve possível. “Houve empenho por parte da Prefeitura de Bento Gonçalves, porém dependemos do estado”.

Carbone cobrou datas para a resolução desse assunto, entretanto De Paris disse que não pode responder pelo estado. Diante da situação, Carbone sugeriu que o secretário agende uma reunião com Mari Peruso com a presença de entidades e empresários da cidade.

Autoridades presentes na reunião:
Marcos Carbone – presidente da CDL BG
Joel Razera da Silva – vice-presidente da CDL BG
Capitão Reni Zdruikoski, da Brigada Militar – 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT)
César Santos – 1º sargento 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM)
Felipe Possamai – presidente da OAB seção Bento Gonçalves
Geraldo Leite – presidente do Consepro
Gilmar Pessutti – vereador da Câmara de Vereadores
Ênio de Paris – Secretário de Governo de Bento Gonçalves
Denise Valduga – executiva Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis)
Luiz Bettoni – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme)
Elvio de Lima – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Stimmme)
Representantes da Susepe