De um lado o Brasil, país sede e jogando em dos estádios mais importantes do mundo, Maracanã e vindo de eliminar o rival na fase de semifinal. Do outro, o Peru, um país que vem recuperando importância no cenário do futebol sul-americano e internacional, que surpreendeu e chegou na decisão. No domingo, 7, às 17h, apenas um deles torna-se campeão da Copa América do Brasil 2019.

As duas seleções se enfrentaram na última rodada da fase de classificação. Na oportunidade, o Brasil goleou por 5 a 0.
Porém, desde então, apesar de poucos jogos, muito foi modificado. O Brasil fez um jogo sofrível contra o Paraguai, quando precisou dos pênaltis para avançar. Na semifinal, venceu a Argentina por 2 a 0, na terça-feira, 2 de julho, porém, muito longe de convencer e com muitos problemas táticos e técnicos no qual o técnico Tite não conseguiu solucionar.

Enquanto o Peru foi desbancando favoritos. Nas quartas passou pelo Uruguai na decisão dos pênaltis e na noite de quinta-feira, 3 de julho goleou de forma categórica por 3 a 0 o Chile, em jogo na Arena do Grêmio. Ricardo Gareca fechou seu meio-de-campo, fortaleceu sua zaga e tornou o ataque fatal, aliando a velocidade com a categoria do centroavante Paolo Guerrero.

Mesmo em momento mais favorável em campo, quem tem a obrigação da vencer é o Brasil. Melhores jogadores e com um Maracanã lotado, estarão ao seu favor na decisão. O Brasil que busca manter o retrospecto de sempre que sedia a competição, sai de campo campeão, assim foi nas últimas três oportunidades.
Além disso, os comandados de Tite tentam quebrar a série sem títulos, já que a última conquista da América foi em 2007.

Brasil sem Willian
O meia que entrou no segundo tempo contra a Argentina teve diagnosticada uma lesão muscular na coxa direita e está vetado pelos médicos. Marquinhos, que também sentiu dores musculares é dúvida, mas a tendência é que entre em campo para decisão.
A dúvida é na lateral esquerda, entre Filipe Luis e Alexsandro, algo que deve permanecer até uma hora antes a partida contra os peruanos.
O provável Brasil para a decisão: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos (Miranda), Thiago Silva, Filipe Luis (Alexsandro); Casemiro, Arthur, Coutinho, Gabriel Jesus, Everton; Firmino.

Guerrero: a esperança peruana de título

O técnico argentino Ricardo Gareca aposta no talento do atacante do Inter Paolo Guerrero para surpreender os brasileiros na decisão. Além disso, um meio-campo mais jovem e recheado para evitar que os brasileiros tenham espaço, os quais foram aproveitados na goleada por 5 a 0.
Do último encontro, Gareca não terá Farfan, cortado por lesão. Flores e Rui Diaz brigam por uma vaga no lado esquerdo do ataque. O provável: Gallese; Adivíncula, Zambrano, Abram, Trauco; Tapia, Yotún, Carillo, Cueva, Flores (Diaz); Guerrero.