O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) encerrou suas palestras almoço do ano nesta terça-feira, 25 de novembro, com o tema “O futuro do agronegócio no Brasil”, que foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa) Décio Luiz Gazzoni. O evento, que aconteceu no Salão de Eventos da entidade, contou com a participação do presidente do CIC/BG, Leonardo Giordani, prefeito Guilherme Pasin, presidente da Câmara de Vereadores Valdecir Rubbo, demais autoridades, associados e imprensa.

Gazzoni apresentou a situação atual e as necessidades futuras desse importante setor no Brasil, responsável por movimentar grande parte da economia. O país está em hoje em primeiro lugar na produção de açúcar, suco de laranja e café, e em segundo na produção de soja, carne bovina, frango, etanol e biodiesel. “O Brasil se tornou um grande ator de exportação em agronegócio, com gráficos que só mostram crescimento”, destaca. E acrescenta: “Atualmente estamos produzindo mais com menos. Nos últimos 10 anos nós desmatamos menos a Amazônia e estamos com uma maior produtividade no setor. O Brasil é hoje o país que protege e preserva o seu território, cerca de 60% é preservado”, afirma.

O palestrante também apresentou as demandas do agronegócio brasileiro que foram apresentadas recentemente aos presidenciáveis durante a eleição. Cinco principais pontos de estudos foram citados: Desenvolvimento Sustentável; Competitividade; Orientação a Mercados; Segurança Jurídica; e Governança Institucional.

Sobre o palestrante

Gazzoni é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1971, onde também concluiu o mestrado em entomologia em 1974. Foi Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados), Chefe da Embrapa Soja (Londrina), Diretor Técnico da Embrapa (Brasília), além de Assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa) e articulista de jornais, revistas e sites especializados. Recebeu quatro prêmios e/ou homenagens, tendo como destaque o Prêmio Frederico Menezes Veiga, a honraria mais graduada concedida a cientistas agrícolas no Brasil. Atua na área de agronomia, com ênfase em sanidade agropecuária, agroenergia e economia agrícola. Atualmente é membro do Internacional Scientific Panel on Renewable Energy (ISPRE ICSU) e Consultor Internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento.