Dizem que o bom filho a casa torna. Na bíblia, o filho pródigo retorna à casa do pai. Cotidianamente, oportunidades como esta são vivenciadas por várias pessoas, e muitas vezes a volta é inevitável. Após seis anos atuando em Caxias do Sul, um antigo conhecido da sociedade de Bento Gonçalves retorna às atividades no município. Gilmar Paulo Marchesini assumiu a Paróquia Cristo Rei como pároco coordenador, viabilizando, sempre, o trabalho em equipe. Além dele, outros dois padres atendem àquela paróquia, Renan Dall’Agnol e Sadi Stuni.

Ordenado no dia 29 de janeiro de 1995, Gilmar Paulo Marchesini já tem 20 anos de sacerdócio. No início, trabalhou por mais de três anos em Caxias do Sul. Após este período, residiu por dois anos e seis meses em Roma, onde cursou mestrado em Filosofia e pós-graduação em Teologia Espiritual. No retorno ao Brasil, atuou por oito anos na Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves. Em cada ano realizou uma ação diferente na comunidade, focando, principalmente, na questão da juventude e trabalhos de cunho social. No período de seis anos em que esteve novamente em Caxias do Sul, passou por duas paróquias distintas e agora, a pedido do bispo Dom Alessandro Ruffinnoni, está de volta a Bento há aproximadamente dois meses.

Com a saída de Dom Adelar Baruffi, atual bispo de Cruz Alta, e de Isidoro Bigolin, atual Vigário Geral da Diocese de Caxias, Gilmar assume com o compromisso do trabalho em equipe, possuindo a liberdade de expor ideias, decidindo, dialogando e encaminhando as decisões tomadas em conjunto. A responsabilidade, segundo o pároco, o obriga a ser protagonista em diversas situações e assumir decisões.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 28 de março.