Na tabela da Liga Gaúcha de Futsal, uma vitória garante, de acordo com o regulamento, três pontos para a equipe vencedora. O triunfo do Bento Gonçalves Futsal (BGF)no sábado, 5 de agosto, entretanto, pode ter representado muito mais que isso, já que o BGF venceu a Abelc, adversária direta na parte de baixo da tabela.
A briga para se livrar da zona do rebaixamento sempre foi a admitida por Vaner Flores, treinador do BGF. A situação, aos poucos, parece se tornar melhor para os comandados por ele. A situação acalmou depois da vitória pelo placar de 5×3 sobre a Abelc, de Boa Vista do Buricá.
Os cinco gols do BGF no confronto foram anotados por três jogadores. Isso porque Cappa e Fernandinho fizeram dois gols cada. Vinícius foi quem fez o quinto tento para os bento-gonçalveses na partida.
O triunfo afirmou os bento-gonçalvenses na nona colocação da Liga Gaúca de Futsal. O resultado permite um momento de tranquilidade, já que são cinco pontos de diferença para a própria Abelc, que ocupa a penúltima colocação.

Ainda no limite

De acordo com Vaner Flores, nem mesmo a vitória pode fazer com o que o Bento Gonçalves Futsal relaxe para as próximas partidas. “Apesar do bom resultado, nós não podemos baixar a guarda, continuamos afiados para os próximos jogos. São apenas cinco pontos e por isso nada está resolvido”. Ainda segundo ele, “não dá para imaginar que a Abelc não vai mais pontuar na competição”, explicou.
A tendência é que apenas uma vaga da zona do rebaixamento seja disputada por Abelc, BGF e Sase, de Selbach. A última colocação deve ficar com Atcel, de Caxias do Sul, que tem apenas três pontos conquistados no estadual.
O duelo com a Sase não deve parar tão cedo. Com apenas dois pontos de diferença entre as

Equipe treina apenas duas vezes por semana

equipes, elas se enfrentam no sábado, 9 de agosto. “A gente não pode sossegar porque a Sase também ganhou o seu último jogo [contra o Guarany em Espumoso], algo que não contávamos”, afirmou Flores. Essa será a primeira de uma série de jogos fora de casa para o BGF. “A sequência é sempre analisada por nós da comissão técnica. Se conseguirmos trazer algum ponto das partidas fora de casa vai ser maravilhoso”, complementou o técnico.

As vitórias em casa

A vitória contra a Abelc no Ginásio Municipal de Bento Gonçalves teve um significado extra. Foi a primeira vitória do BGF em casa na Liga Gaúcha de Futsal. Antes disso, apenas três empates significaram pontuação em casa para os bento-gonçalveses.
Dentro dos domínios, o BGF ainda enfrenta o América (Tapera), Atcel (Caxias do Sul) e Assoeva (Venâncio Aires). De acordo com o técnico, o planejamento é confirmar o mando de campo nessas partidas. “Vamos atrás de pelo menos seis pontos em nove a serem disputados. Se isso acontecer, podemos contar com a permanência na elite gaúcha”, calculou.
Para o confronto entre as duas equipes um grande equilíbrio é esperado. Bento Gonçalves Futsal e Sase jogam no sábado, 9 de agosto, em Selbach. A vitória do time da Serra pode afastar as de vez as possibilidades de rebaixamento na Liga Gaúcha de Futsal de 2017.

 

Relato do treinador

Vaner Flores: “Eu falei para o meu grupo que chegou o momento em que nós não poderíamos mais postergar os bons resultados. Era hora de vencer. E pedi para eles que a produção individual de cada um fosse acima da média para podermos sair com a vitória. E aconteceu. Foi muito importante o resultado e vencemos com todos os méritos”.