O Bento Gonçalves Futsal (BGF) completou no sábado, 23, 10 anos de história no futsal gaúcho. Fundado em 2009, a equipe bento-gonçalvense soma nesta década inúmeras vitórias, campanhas históricas e a conquista da Copa Metro-Serra de 2015, primeiro título conquistado pelo clube. O BGF é uma das principais forças do futsal gaúcho e, atualmente, uma das equipes que representa a Serra Gaúcha pelo Rio Grande do Sul.

A fundação do clube foi marcada pela euforia em 2009, uma vez que o município não possuía um representante do futsal gaúcho desde a Reserg, extinta no ano de 2000. Prova dessa euforia foi o expressivo número de torcedores que se fizeram presentes na Série Prata, sendo uma das equipes de maior público na competição. Em 2010, o BGF foi convidado a fazer parte da elite do futsal gaúcho, disputando simultaneamente a Série Ouro e a Série Prata daquele ano. Com prioridade à Série Prata, a equipe chegou até as semifinais.

O ano de 2011 pode ser considerado como o de maior destaque para o time de futsal de Bento Gonçalves, que consolidou seu nome entre as principais equipes do futebol de salão do Rio Grande do Sul. Disputando de forma inédita a Liga Sul, em Francisco Beltrão (PR), o BGF atingiu o honroso 4º lugar, terminando à frente da equipe da casa e conquistando o título simbólico de equipe mais disciplinada do torneio. No Campeonato Gaúcho – Série Ouro, que foi o grande foco do ano, o Bento Futsal atingiu o terceiro posto na classificação geral, atrás apenas das tradicionais agremiações de Carlos Barbosa e do Atlântico de Erechim. O time bento-gonçalvense chegou, inclusive, a decidir o primeiro turno da competição contra a poderosa equipe da ACBF, ficando com o vice-campeonato, que o credenciou a disputar as semifinais gerais da Série Ouro.

Em 2012, novamente o BGF atingiu destaque no salonismo gaúcho, confirmando seu posto entre as melhores equipes do estado herdado da temporada passada. Na disputa da Série Ouro, pela terceira vez em sua breve história, o time bento-gonçalvense ficou na 3ª colocação da classificação geral, credenciando-se a disputar a fase de mata-mata. Com a vitória sobre a ALAF, o BGF avançou para a fase de semifinais da competição, sendo parado apenas pela a ACBF.

Após os anos de glória, o BGF manteve as boas campanhas nos anos seguintes, se mantendo nas primeiras posições os estaduais. Em 2015, o BGF conquistou o seu primeiro título em sua história. De forma invicta, os bento-gonçalvenses, comandados pelo ídolo Vaner Flores, sagraram-se campeões da Copa Metro-Serra, derrotando na final o Guaíba pelo placar de 5 a 1.

Nos últimos anos, apesar das dificuldades financeiras, o clube se manteve na elite do futsal gaúcho em 2016 e 2017. Em 2018, o BGF, disputando a Liga Gaúcha de Futsal, amargou o rebaixamento à Série Prata, no entanto, com modificações na competição estadual, o clube voltou à Série Ouro e, em 2019, os bento-gonçalvenses vão disputar mais uma vez a elite do futsal gaúcho, almejando conquistar bons resultados no ano em que o clube comemora 10 anos de história. O BGF conta com o projeto social “BGF é Série Ouro”, financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do PRÓ-ESPORTE RS LIE e tem o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves.

Fonte e foto: Ativa Assessoria