Excelência dos produtos, eficiência na distribuição, presteza dos serviços e a relação de parceria com os clientes garantiram que o Grupo Bertolini obtivesse o primeiro lugar no ranking de exportações de móveis em Bento Gonçalves, no ano de 2012. No Rio Grande do Sul a empresa foi a quarta colocada e no país ficou em 11º lugar – a lista compreende todos os tipos de móveis, inclusive assentos.

O ranking mostra uma evolução da Bertolini em relação a 2011. Em Bento Gonçalves, a empresa manteve a liderança nas exportações de móveis. No RS, o desempenho foi melhor, passando de quinto para quarto lugar. Já os números no país foram mais promissores: de 14ª colocada em 2011, a empresa passou para 11ª. Se observarmos os dados de 2012, sem as exportações de assentos, o Grupo conquistou a oitava posição – no ano anterior, ficou em nono.

O ranking das exportações é divulgado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) com base nos dados do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) – Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).

Expertise de quase 45 anos

O segmento de cozinhas de aço da Bertolini responde por aproximadamente 40% do faturamento total do Grupo, tendo, também, grande aceitação no mercado internacional. Outro diferencial da empresa e, que favorece o bom desempenho nas exportações, é a expertise de quase 45 anos de atuação, além de uma série de fatores, como explica o gerente de exportação, Alex Bertolini.

“A Bertolini aposta na satisfação do cliente – propósito que, para ser cumprido, envolve uma lista longa de atributos, entre os quais o compromisso de prestar serviços de excelência, desenvolver produtos inovadores, buscar a sustentabilidade do negócio, reafirmando práticas responsáveis com relação à sociedade e ao meio ambiente, qualificar o capital humano, investir em tecnologia e antecipar-se às necessidades do mercado”, afirma. Essas características beneficiam a consecução de importantes negócios no mercado internacional.