Como referência na vitivinicultura brasileira, Bento Gonçalves desenvolveu um dos maiores polos econômicos do Sul do Brasil. Pensando nisso, é a cidade ideal para realizar a Tecnovitis. A feira, que tem como foco a produção da uva, trará os visitantes para de baixo dos parreirais, expondo os avanços que o setor vitícola da região alcançou nos últimos anos. O evento terá sua primeira edição entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2015, no 8 da Graciema.

A Tecnovitis é uma evolução da antiga Vitis Aurora, antes realizada no centro tecnológico da Vinícola Aurora em Pinto Bandeira. Ela trará em sua nova versão assuntos como difusão tecnológica, divulgação de produtos, demonstração de novos fungicidas, inseticidas e diferentes tratos culturais.

De acordo com o engenheiro agrônomo e presidente da Tecnovitis, Valdomir Bellé, a feira era uma necessidade para os produtores. E não foi só o seu nome que mudou. Todo o evento terá seu espaço físico ampliado e com melhores alternativas de deslocamento, assim como, as atrações durante os três dias. “Havia uma cobrança por parte dos agricultores pedindo a volta do Vitis Aurora, pois com a feira eles conseguiam se informar sobre as novidades do mercado para o setor”, explica.

As mudanças que ocorreram na feira foram de estruturação, antes era uma feira mais básica, sem tantas opções para os produtores, agora os moldes são outros. “Na feira teremos setores técnicos, como Embrapa, Emater Instituto Federal, Fepagro, trazendo tecnologias como controle de doenças, mudas, sistemas de condução, com palestras e demonstrações”, comenta o presidente.

Além das palestras, visitas técnicas à Embrapa e visitas monitoradas nos vinhedos, o público da Tecnovitis ficará por dentro dos novos modelos de produção, incluindo a modernização da mecanização e todas as inovações tecnológicas pertinentes a esse setor. “Durante os três dias do evento pretendemos mostrar técnicas, equipamentos e produtos ligados à viticultura, pois diversas empresas estarão demonstrando máquinas produtos e tecnologias que englobam todo o processo de produção vitícola”, declara.

Como uma demonstração da importante ligação dos vinhedos com o município, o 8 da Graciema que, por si só é uma identidade da viticultura, foi o local escolhido para sediar o evento. “Procuramos e estudamos muitas possibilidades de locais para a Feira, na Capital do Vinho há inúmeros lugares lindos e atrativos para a realização de um evento desse porte, porém, priorizamos um lugar que tivesse vinhedos, acesso fácil asfaltado, centro de convenções, estacionamento e uma área de alimentação, logo, ali foi o melhor local que encontramos”, afirma Bellé.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 28 de novembro.