O Circuito Sest Senat de Caminhada e Corrida de Rua chega a sua 3ª edição em 2016 e Bento Gonçalves foi escolhida para sediar a primeira etapa do ano, no dia 1° de maio. O percurso de corrida está previsto para as categorias de 10km e 5km e caminhada para 2km. As vagas são limitadas e devem ser realizadas no site oficial do evento, até o dia 24 de abril. Ao trabalhador do transporte a participação é gratuita, para a comunidade em geral a taxa é de R$ 50. Para se inscrever, os interessados devem acessar a página da instituição, pelo endereço projetossociais.sestsenat.org.br/Circuito.

Todos os participantes inscritos receberão seu respectivo kit equivalente à categoria desejada. Camiseta e bolsa para quem se inscrever na caminhada, e camiseta, bolsa, toalha, viseira, fone de ouvido e braçadeira para os inscritos na corrida. Não será permitida a entrega de kits no dia da corrida ou após o evento, por isso, realize antecipadamente a sua inscrição. A retirada dos itens será feita mediante apresentação do comprovante de inscrição e um documento de identificação oficial com foto.

Nas duas primeiras edições nacionais, mais de 50 mil pessoas participaram do Circuito SEST SENAT de Caminhada e Corrida de Rua evento. Em 2016, o evento conta com 14 etapas em diferentes estados da federação. Além de Bento Gonçalves, receberão as provas as cidades de Blumenau (SC), Brasília (DF), Cariacica (ES), Poços de Caldas (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE), Manaus (AM), São Vicente (SP), Barra Mansa (RJ), Crato (CE), Aracajú (SE), Curitiba (PR) e Natal (RN).

Com o Circuito, o Sest Senat busca incentivar a prática de exercícios físicos entre os trabalhadores do transporte, fundamental para a saúde e o bem-estar físico e mental, prevenindo e controlando doenças, aliviando ou combatendo o estresse, exercendo efeitos no convívio social desses profissionais e da população em geral.
Este é o terceiro ano do projeto. Lançado em 2014, o Circuito Sest Senat de Caminhada e Corrida de Rua já passou por 21 cidades e reuniu mais de 50 mil participantes.