E as amostras não param de chegar de todos os cantos do mundo. São centenas de vinhos e espumantes que já desembarcaram em terras brasileiras e engrossam o saldo de amostras que serão degustadas durante o Brazil Wine Challenge, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e pela Revista Adega de 7 a 10 de junho, em Bento Gonçalves. A lista já conta com rótulos da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Itália, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai.

O concurso, único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), já figura entre os maiores das Américas pela sua ampla representatividade, tanto na quantidade quanto na procedência das amostras. “Ao realizar o concurso estamos promovendo o vinho além fronteiras, trazendo para perto da cultura brasileira a arte de apreciar uma bebida que exala emoções e desperta prazeres inerentes aos sentidos humanos”, destaca o presidente da ABE, enólogo Juliano Perin.

Ao atrair a participação de amostras de todo o mundo, o Brazil Wine Challenge coloca na mesma vitrine mundial da vitivinicultura procedências tradicionais no setor, mas também terroirs jovens diante da história do vinho no mundo. Assim, é possível não apenas ampliar os conhecimentos em torno dessa bebida milenar, como também seduzir novos consumidores.

Um dos destaques do concurso é o sistema de avaliação totalmente informatizado, que garante maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado ainda na edição de 2010, o sistema apresentou excelente desempenho, colocando o concurso entre os mais organizados do mundo. “Esta é uma oportunidade única para diagnosticar a evolução dos vinhos e espumantes do mundo inteiro, respeitando suas particularidades. Além disso, é uma vitrine de promoção global”, destaca o presidente da ABE, enólogo Juliano Perin.