Nos dias 7 e 8 de setembro Bento Gonçalves será sede do 9º Encontro Nacional de Arte Capoeira, que reunirá 10 núcleos da área. O evento terá a troca de graduação do projeto Ginga Bento Gonçalves que vai contemplar mais de 100 alunos do Carrossel da Esperança, Toquinha da Amizade, Balão Mágico, AABB Comunidade, Sest/Senat, Ceci, Espaço da Capoeira, Praça CEU e Colégio Medianeira.

O Projeto Ginga Bento Gonçalves, que existe há 9 anos, visa atender crianças e adolescentes, ensinando a capoeira e a cultura nacional, por meio do resgate histórico da Roda de Capoeira que é Patrimônio Histórico Imaterial da humanidade que tem como expressões as apresentações de Maculelê, Samba de Roda e o Festival CANTÁBADA.

Também reconhecido pelo Conselho Nacional do Esporte, a Capoeira desenvolve inúmeras valências físicas como agilidade, força, lateralidade, noção espacial, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

A programação contempla ainda a Via Del Vino, onde ocorre a primeira mostra da capoeira de Bento Gonçalves, a comemoração do aniversário de 9 anos da Roda de Mês e a realização do 1° Festival de Cantigas Cantábada. O evento conta com a presença de seis estados: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Santa Catarina e Paraná.

O 9º Encontro Nacional de Arte Capoeira é uma realização da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira – ABADÁ Bento Gonçalves – e conta com o apoio das prefeituras de Bento Gonçalves por meio das secretarias de Juventude, Esporte e Lazer, de Cultura, da Fundação Casa das Artes, São Valentim do Sul e Protásio Alves, #CL7, Restaurante F2 e Paloma & Miqüi.

Conforme a programação que segue abaixo, os municípios de São Valentim do Sul e Protásio Alves também recebem o evento no dias 5 e 6 de setembro.

Programação

Quinta – feira – 05 de setembro

(Protásio Alves – RS)

19h: 5° Encontro Nacional da Arte Capoeira

Local: Ginásio Municipal

Sexta – feira – 06 de setembro

(São Valentim do Sul – RS)

20h: 2º Encontro Nacional da Arte Capoeira

Local: Ginásio Municipal

Sábado – 07 de setembro

(Bento Gonçalves – RS)

15h: Exposição Cultural “A CAPOEIRA”

Local: Via Del Vino no Centro

16h: Aniversário de 9 anos da Roda de Mês

Local: Via Del Vino no Centro

19h: FESTIVAL CANTÁBADA DE MUSICALIDADE NA CAPOEIRA

Local: Via Del Vino no Centro

Domingo – 08 de setembro

(Bento Gonçalves – RS)

10h: IX FESTIVAL NACIONAL DA ARTE CAPOEIRA DE BENTO GONÇALVES

Local: Fundação Casa das Artes – Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/ABADÁ