O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS) divulgou a Carta Mensal do Mercado de Trabalho Formal do mês de outubro de 2017 para Bento Gonçalves e demais municípios da região.

Conforme o documento, em outubro foram abertos 87 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um acréscimo de 0,22% sobre o total de empregos formais. Nesse período, os setores que mais abriram postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação​, com 46 vagas a mais, seguido pelos Serviços​, com 34 vínculos abertos. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o da Construção Civil​, com 21 vínculos encerrados, seguido pelos Serviços Industriais de Utilidade Pública​, com 2 vagas fechadas. O saldo acumulado no ano é de 110 vagas abertas. Nos últimos 12 meses foram encerrados 650 postos de trabalho no município, um decréscimo de 1,64%.

Nesse mesmo período, os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação​, com 243 vínculos encerrados, seguido pelos Serviços​, com 190 vagas a menos. Os únicos setores que criaram postos de trabalho foram o da Agropecuária ​e o da Extrativa Mineral​, com 12 e 1 novas vagas, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Agropecuária​, com um acréscimo de 8,51%.

Situação no Estado

O estudo ainda aponta os números da empregabilidade no Rio Grande do Sul, onde foram abertos 8.084 postos de trabalho, um acréscimo de 0,32% sobre o total de empregos formais. Os setores que mais abriram postos de trabalho foram o do Comércio, seguido pela Indústria de Transformação​. Nesse período, os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Construção Civil​, seguido pelos Serviços Industriais de Utilidade Pública​. O saldo acumulado no ano é de 7.496 postos de trabalho abertos. Nos últimos 12 meses, foram fechados 20.032 postos de trabalho no Estado, um decréscimo de 0,78%.

O setor que mais fechou postos de trabalho foi o da Indústria de Transformação, seguido pela Construção Civil​. Nesse mesmo período, o único setor que abriu novos postos foi o do Comércio​, com 3.083 novas vagas. O único setor que obteve crescimento relativo no período foi o do Comércio​, com um acréscimo de 0,52%.

Situação no País

No mês de Outubro foram abertos 76.599 postos de trabalho no Brasil, um acréscimo de 0,20% sobre o total de empregos formais. Nesse mesmo período, os setores que mais abriram postos de trabalho foram o do Comércio​, seguido pela Indústria de Transformação​. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Construção Civil​, seguido pela Agropecuária. O saldo acumulado no ano é de 302.189 novas admissões. ​Nos últimos 12 meses, foram fechados 294.305 empregos no país, um decréscimo de 0,76% sobre o total de empregos formais.