Mais de 15,7 milhões de crianças e jovens beneficiários do Bolsa Família tiveram sua frequência escolar acompanhada durante os meses de outubro e novembro de 2014. O montante representa 91,7% dos 17,1 milhões de alunos com o perfil de acompanhamento.

Em Bento Gonçalves 1.370 estudantes possuem o benefício. Destes 1.320 beneficiários, o que representa 96,4% realizaram o acompanhamento e 1.150, isto é, 87,1% cumpriram a condicionalidade. Os dados são referentes a informações cadastradas no Sistema de Frequência e divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O acompanhamento da frequência é uma das contrapartidas do beneficiário do Bolsa Família. O objetivo é promover a inclusão e a permanência escolar, o que possibilita o rompimento do ciclo inter-geracional da pobreza. A condicionalidade também é um compromisso do poder público, que deve garantir a oferta de ensino regular e acompanhar, por meio da rede de assistência social, as famílias que precisem de apoio.

Os beneficiários devem também manter atualizadas as informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, registrando alterações como mudança de endereço, aumento ou diminuição da renda e transferência de escola, entre outras. Para alertar as famílias com crianças iniciando a vida escolar ou com filhos que estão há muito tempo sem a informação correta da escola no Cadastro Único, o MDS envia avisos nos extratos de pagamento do benefício.