Policiais estarão disponíveis para serviço nesta terça-feira, 20

Dos 262 novos soldados que serão direcionados para a Serra Gaúcha, pelo menos oito deles virão para Bento Gonçalves. O grupo será distribuído em 26 municípios da região. Eles fazem parte da turma dos 1.965 agentes que recentemente foram formados para atuar. Na terça-feira, 20, os policiais deverão se apresentar nos municípios escolhidos e já estarão disponíveis para o serviço. Eles estiveram reunidos nesta segunda-feira, 19, em Caxias do Sul para a escolha das cidades em que gostariam de servir.

Além de Bento, Farroupilha receberá o reforço de 16 novos policiais. Com a criação do 4º Batalhão de Choque, Caxias do Sul receberá 113 agentes. O principal critério para definir para onde os novos PMs serão enviados é garantir que nenhuma cidade do RS tenha menos do que cinco PMs. Atualmente, o Estado tem 18 municípios com apenas dois policiais militares, 67 com efetivo de três brigadianos e 68 com quatro servidores. Dessa forma, a distribuição irá contemplar 153 municípios com 256 novos PMs, aumentando o policiamento nas cidades menores.

Com reforço especial nos 18 municípios prioritários pela alta incidência criminal, a estratégia é fortalecer o efetivo para a principal atividade da Polícia Civil, que é a investigação criminal, em especial para combate ao crime organizado.