Nos dias 18 e 19 de julho, a Escola e Companhia de Flamenco Del Puerto traz a linguagem artística e ferramenta cultural originária da Espanha para a cidade de Bento Gonçalves. O espetáculo Flamenco Imaginário para Todos – Uma Circulação com Acessibilidade, ocorre em duas sessões no Sesc Bento Gonçalves, com classificação livre, entrada franca e audiodescrição em todas as sessões.

O espetáculo infantil é inspirado na dramaturgia de ‘O corcunda de Notre Dame’, de Victor Hugo. “Não é nem de perto uma literatura infantil, mas, apesar de ter sido escrito em 1831, reflete quase totalmente o funcionamento da nossa sociedade atual: exclusão, relações de poder X desfavorecimentos, bullying, e por aí vai. Achei que seria interessante retratar isso de maneira musical e dançante, em um formato mais lúdico, com múltiplas camadas, mensagens subliminares, através da encenação proposta pelo teatro infantil”, comenta a idealizadora do espetáculo, Daniele Zill.

O espetáculo circula desde 2016, dando ao trabalho de divulgação do Flamenco, que a Del Puerto faz questão de incentivar em suas produções. O Flamenco, assim com o espetáculo ‘Imaginário’, é uma opção artística das mais democráticas, na medida em que a prática é possível para todas as idades e gêneros. “O público pode esperar muita diversão e também muita emoção, costumamos dizer que é um espetáculo para crianças de 0 a 100 anos. As diversas camadas de comunicação através da música, da dança e da encenação, chegam ao coração de todos”, lembra Daniele.

A iniciativa faz parte das comemorações da Cia Del Puerto, que completa 20 anos em 2019 somando prêmios como o Açorianos de Dança, que venceu quatro vezes, e o Prêmio Nacional de Dança Klauss Viana 2013. Flamenco Imaginário para Todos – Uma Circulação com Acessibilidade tem o financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura, Pró-Cultura RS FAC. Daniele comemora. “Costumo dizer que a arte em todas as suas instâncias, música, dança, teatro, pintura, cinema, educa e forma cidadãos capazes de refletir e opinar. Viabilizar essas ferramentas culturais através de subsídios públicos faz parte da formação de uma sociedade saudável”.

Oficinas abertas ao público
Cada espetáculo será seguido por uma vivência em dança flamenca, onde o público poderá interagir com os artistas. A plateia se relaciona entre si e, pais, filhos, professores e alunos dançam juntos e experimentam de uma maneira lúdica movimentos, gestos e expressões orais (como o olê) presentes no espetáculo.

Duas oficinas ministradas completam a iniciativa. O workshop “Audiodescrição para ver com os ouvidos” pretende apresentar a audiodescrição em produtos culturais, com jogos e dinâmicas teatrais que perpassam o processo de criação do espetáculo. A oficina será ministrada por Mimi Aragón, audiodescritora, produtora de recursos de acessibilidade comunicacional, sócia da OVNI Acessibilidade Universal e integrante M.A.Cia – teatro, dança e assemelhados. A classificação etária é 14 anos. “Áudio descrição ainda não é um recurso muito popularizado e faz parte dos nossos objetivos viabilizar e oferecer cada vez mais o recurso que visa contextualizar o espectador cego ou de baixa visão. É importante formar público e informar ao público sobre o acesso tão merecido e necessário”, friza Daniele.

A “oficina de Arte Flamenca” estará aberta a todas as pessoas que estejam interessadas em vivenciar alguns dos movimentos do baile flamenco, além de percorrer um breve apanhado de sua origem e contextualização histórica através de explanação oral. A oficina será ministrada pelas bailarinas Daniele Zill e Juliana Prestes e trilha sonora de Giovani Capeletti.

 

Serviço

18 de julho (quinta)
Local: Sesc Bento Gonçalves – R. Cândido Costa, 88 – Centro
9h às 12h – Oficina “Audiodescrição para ver com os ouvidos”
Público: professores, público em geral
Vagas: 20
Ingressos: gratuito
14h às 15h30 – Oficina “Arte Flamenca”
Público: maturidade ativa
Vagas: 20
Ingressos: gratuito

19 de julho (sexta)
Local: Sesc Bento Gonçalves – R. Cândido Costa, 88 – Centro
9h – 1ª apresentação do espetáculo Flamenco Imaginário
9h50 – vivência em dança flamenca (para todos os espectadores do espetáculo)
Entrada franca
15h – 2ª apresentação do espetáculo Flamenco Imaginário
15h50 – vivência em dança flamenca (para todos os espectadores do espetáculo)
Entrada franca