De 3 a 7 de novembro, a capital nacional do vinho voltará a sediar o maior evento de enologia da América Latina, o XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia, que será realizado juntamente com o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia, numa promoção conjunta entre a Embrapa Uva e Vinho e Associação Brasileira de Enologia (ABE).

Os dias dedicados ao setor vitivinícola terão como cenário o centro de eventos do Dall’Onder Grande Hotel. Serão três dias de palestras nacionais e internacionais voltadas ao setor, com uma expectativa de atrair cerca de 500 participantes envolvidos com a cadeia produtiva da uva e do vinho. A programação irá abordar a mecanização na viticultura, identidade vitícola como fator de competitividade e inovações em diversas áreas, como uva de mesa e enologia, dentre outros temas.

Para Juliano Perin, presidente da ABE, a realização do congresso em Bento Gonçalves trará uma visibilidade ainda maior para a capital nacional do vinho: “Eventos desse porte contribuem para a formação de viticultores que podem discutir o que há de mais atual em técnicas de produção e manter-se a par das novidades do setor”, aponta Perin, que participou da última edição do CLAVE, em 2013, na Bolívia.

O XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia tem como objetivo atender às demandas de discussão e atualização técnica em um momento onde o potencial de produção de uvas e seus derivados e a competitividade das cadeias produtivas estão em constante crescimento. Com uma periodicidade bienal, o evento é realizado de forma itinerante entre Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Bolívia. Até o momento, o Brasil sediou duas edições do CLAVE, ambas em Bento Gonçalves. São esperados cerca de 500 participantes, com um público composto de produtores, técnicos, somelliers, estudantes, lideranças setoriais e políticas, empresários e apreciadores de vinhos.

Já o Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia (CBVE) é um evento promovido pela Embrapa Uva e Vinho, desde 1984, e em parceria com a ABE desde 2005. O evento serve como instrumento de desenvolvimento científico e tecnológico da vitivinicultura brasileira para projetá-la no cenário nacional e internacional. Os assuntos apresentados no Congresso vêm acompanhando a evolução da vitivinicultura mundial, com tópicos atuais para discussão no âmbito nacional, abordando uvas para processamento e mesa, vinhos tranquilos, espumantes e outros produtos. O CBVE é, atualmente, o principal fórum brasileiro de discussão de temas relevantes para a vitivinicultura e tem sido um importante espaço de interação entre técnicos, produtores, empreendedores, imprensa e outros interlocutores da cadeia vitivinícola.

Segundo Mauro Celso Zanus, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, a realização de ambos os eventos permite a atualização e o intercâmbio de informações entre pesquisadores, técnicos e palestrantes de diferentes países produtores e possibilita que os mais recentes avanços tecnológicos para produção de uvas, vinhos e outros derivados sejam colocados à disposição de todos os que participam dos Congressos. “Os eventos, também, serão uma oportunidade para dar visibilidade nacional e internacional à qualidade dos nossos produtos”, enfatiza Zanus.

Está prevista para o mês de abril a abertura das inscrições para as submissões de trabalhos e participações na programação, através de um site criado especialmente para os congressos. A submissão de trabalhos irá até junho.