Na semana em que o município comemora 124 anos de emancipação política, a prefeitura de Bento Gonçalves por meio da Secretaria de Meio Ambiente, dá início ao projeto-piloto de implantação do sistema mecanizado de coleta de lixo. O novo sistema consiste na instalação de contêineres nos bairros, deixando os recipientes à disposição dos moradores para o depósito do material. A primeiras oito unidades já foram instaladas no bairro Planalto. O local foi escolhido para receber, inicialmente, o projeto tendo em vista a grande concentração de estabelecimentos gastronômicos na região e de pessoas, especialmente de jovens nos finais de semana.

Para atender a população, os domicílios e os estabelecimentos, foram colocados quatro contêineres para o recebimento do lixo reciclável e outros quatro para os resíduos orgânicos, com capacidade de mil litros cada. Os dias e horários da coleta seguem sem alteração. Eles estão dispostos em parte da rua Herny Hugo Dreher e da av. Presidente Costa e Silva.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Luiz Augusto Signor, a nova proposta representa uma grande vantagem na questão sanitária e no planejamento urbano. “Nossa ideia é melhorar o aspecto e melhorar a saúde da população em geral. Principalmente Bento, por ser uma cidade indutora de turismo, ganha nesse sentido”, disse. Quem está no entorno desse projeto-piloto pode nos ajudar a preservar e utilizar de forma correta, para que efetivamente a gente possa ter certeza que esse projeto vai dar certo”, reiterou.

A RN Freitas, empresa terceirizada responsável pelo serviço de limpeza urbana da cidade, é que faz todo o processo de instalação, manutenção e higienização dos contêineres, facilitando na conservação e o recolhimento do lixo. De acordo com o proprietário da prestadora, Rui Nascimento Freitas, entre as vantagens do sistema mecanizado está o fato de os contêineres serem hermeticamente fechados. Essa condição evita que o lixo se espalhe e suje as ruas, além de minimizar o mau cheiro, a proliferação de insetos e a exposição do lixo à chuva e aos animais.

Nesta quinta-feira, 9 de outubro, o prefeito Guilherme Pasin esteve no bairro para conhecer o sistema e o funcionamento do equipamento de coleta e transporte dos resíduos. A prefeitura pretende ampliar o modelo com contêineres para outras partes da cidade. A expansão, porém, só deverá ocorrer com a garantia do sucesso do piloto. Ele ressaltou que, durante o período de 60 dias, o sistema será avaliado. “Estamos em período de teste. Vamos ver como a população recebe para depois projetar a ampliação”, disse.