Bento Gonçalves será a casa do Jiu Jitsu infantil mais uma vez. A cidade sedia pela segunda oportunidade o Bento Open Kids da modalidade, no Ginásio Municipal. O evento – de caráter social – não cobrou valor de inscrição aos cerca de 680 pequenos atletas que participam do evento.

A organização do campeonato não esperava tantos inscritos em sua segunda edição. Na primeira etapa, em março deste ano, cerca de 180 atletas participaram do torneio. Segundo o organizador do evento, André Cristofoli, a quantidade de inscritos surpreendeu. “Eram esperados 400 atletas de 32 equipes. Com a proximidade do evento, vimos que teríamos mais de 600 inscritos”, explica.

O Bento Open Kids servirá como etapa estadual da modalidade. As competições ocorrem com participantes de idades entre 3 e 14 anos. De acordo com Cristofoli, as regras de disputa entre as categorias infantis permitem a realização do evento em um só dia. “Eventos com lutas adultas e de faixas mais avançadas exigem um tempo maior, mas como são lutas ‘kids’, as disputas são curtas”, afirma.

A competição ainda não conta com patrocinadores. A Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves sede o espaço e uma ambulância. A expectativa da organização é financiar esta etapa com as receitas de bilheteria. “Vamos cobrar R$5 e 1 Kg de alimento não perecível para os interessados em acompanhar as disputas”, pondera Cristofoli. Ainda segundo ele, “a expectativa é que, nas próximas edições, as verbas de patrocinadores possam custear os investimentos”.

O Bento Open Jiu Jitsu terá disputadas de crianças de todo o estado do Rio Grande do Sul. Equipes de 32 cidades participam desta edição. A abertura do evento está marcada para 10h deste domingo, 3 de setembro; na sequência, inicia a competição.