Equipe que terá Maurício Vaz (na foto) e Rafael Rodrigues de quarterbacks trabalha em captação de jogadores rodados para a participação na Liga Nacional


A Liga Nacional de Futebol Americano de 2018 inicia oficialmente neste fim de semana. Para o Bento Gonçalves Snakes, entretanto, restam ainda alguns dias de preparação, já que a Divisão Sul será inaugurada no primeiro sábado de julho. Fora dos gramados, a movimentação também é grande. Nesta semana, o plantel da equipe recebeu oficialmente três novos nomes e a diretoria trabalha para cooptar novos valores com experiência para integrar uma das principais forças da bola oval do Rio Grande do Sul.

O trabalho de encontrar jogadores é feito pelo corpo dirigente do Snakes. Em comunicado feito ao longo desta semana nas redes sociais da equipe, atletas com bagagem no futebol americano e que tiverem interesse em integrar o plantel do time bento-gonçalvense precisam preencher um formulário. Há neste, inclusive, espaço para os participantes colocarem vídeos com seus melhores lances, a fim de aumentar as chances de interesse por parte da comissão técnica do Snakes.

De acordo com o presidente do Bento Gonçalves Snakes, João Filipe Piccoli, o processo de encontrar novos jogadores para o elenco é feito através de conversas que procuram inteirar os possíveis reforços sobre a situação do clube e os diferenciais. “Contamos com uma ótima estrutura de benefícios para nossos atletas, como academia exclusiva, fisioterapia, uniformes de treino e jogo; coisas pelas quais em outros times o atleta terá que financiar do próprio bolso”, explica.

Ainda segundo o mandatário do verde-chumbo, “depois de feita a inscrição por parte do atleta, iniciamos o contato para tentar viabilizar sua vinda, seja através de deslocamento ou qualquer que seja a negociação”, esclarece Piccoli, que também lembra que não há remuneração financeira para os integrantes.

Neste cenário de esporte ainda amador, a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) implementa aos poucos regras que impeçam transferências de jogadores que possam enfraquecer equipes que ainda se estruturam — uma vez que já há clubes mais bem estruturados financeiramente. “Por isso pensamos que o melhor é apresentar um bom programa de futebol americano; que este valorize o atleta. É o caso do Snakes, que conta com atletas da região metropolitana que, mesmo com a distância, se deslocam toda semana”, avalia João Filipe Piccoli.

Nomes confirmados

Antes mesmo de iniciar o processo de comunicação entre atletas e clube, o Snakes já havia trabalhado no recrutamento de outros jogadores. Durante a semana, a FGFA informou em seu site, através do mecanismo de atualização dos acordos entre times e atletas, três novos integrantes para o time de Bento Gonçalves.

O principal nome é Rafael Gomes Rodrigues, de grande história no Restinga Redskulls, ele estava no Armada FA, mas saiu devido a divergências dentro da equipe. Quarterback, o experiente passador chega para somar à posição que é Maurício Vaz. Além dele, outros dois nomes: o running back (corredor) Pedro “Coturno” — um dos indicados à destaque do último Campeonato Gaúcho — também do Armada FA, e Cássio Marques, wide receiver (recebedor) do Buriers FA.

Atleta do Snakes indicado entre os destaques do Gauchão

A Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) divulgou nesta semana a lista com os destaques individuais do Campeonato Gaúcho da modalidade. Entre os indicados como melhores do torneio que será encerrado amanhã, 1º de julho, está um dos jogadores do Bento Gonçalves Snakes.

Eduardo Possebon está entre os melhores na categoria do “Times Especiais” — que entram em campo em certas situações do jogo. O garibaldense é o kicker e punter da equipe de Bento Gonçalves.

Kicker e Punter Possebon em ação em jogo entre Snakes e Mustangs pela Liga Nacional de 2017 (Foto: Lucas Delgado)

De acordo com os dados disponibilizados pela Federação, Possebon errou um extrapoint (um ponto) de seis tentados; em tentativas de field goal (três pontos), acertou uma de quatro. Os números pararam por aí devido a precoce eliminação da equipe ainda na fase de grupos do torneio estadual.
No ano passado, o Bento Gonçalves Snakes teve dois jogadores na lista da seleção do Campeonato Gaúcho: o linebacker Ricardo Rauber e o safety Victor Giron — ambos não fazem mais parte do elenco do time.

Os destaques individuais serão conhecidos após a decisão do torneio estadual. O jogo será em Santa Maria, entre Santa Maria Soldiers e Porto Alegre Gorillas.