A quarta série de jogos da modalidade sevens será realizada no Estádio da Montanha; Charrua RC lidera o torneio estadual


A quarta de cinco etapas do Circuito Gaúcho de Rugby Sevens Feminino (CGR 7’s) será realizada domingo, 16, em Bento Gonçalves. Anfitriãs, as atletas do Farrapos buscam diminuir a diferença para as líderes e, em seus domínios, superar as adversárias e a previsão de campo pesado em decorrência das chuvas ocorridas ao longo da semana.

Os números do time bento-gonçalvense melhora a cada etapa do estadual disputada. De acordo com a manager da categoria feminina do Farrapos, Isamara Buhl a evolução das atletas do alviverde é sentida a toda disputa. “Cada etapa é uma oportunidade para a equipe evoluir. São nos jogos que as gurias têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem e treinam o ano todo”, avalia.

Ainda, segundo Isamara, a expectativa das mandantes da quarta etapa do CGR 7’s é repetir a perfomance da jornada passada, na qual a equipe quebrou a série de derrotas para o Predadores e conseguiu fechar a competição na segunda colocação. Repetir as vitórias em solo bento-gonçalvense seria mais uma confirmação do trabalho em ascensão. “Cada etapa é uma oportunidade para as gurias crescerem como equipe”, analisa a manager do conjunto feminino do Farrapos Rugby Clube.

A etapa de Bento Gonçalves do Circuito Gaúcho de Rugby 7’s será realizada no Estádio da Montanha entre às 10h e 16h deste domingo. A entrada para o público é gratuita.

Tradicional no topo

Antes do início da quarta etapa do CGR 7’s, a liderança é do Charrua Rugby Clube, de Porto Alegre. A equipe que já é tradicional nas competições femininas da modalidade e que participa do Super Sevens — o torneio da elite nacional — venceu todas as disputas até aqui. A campanha é tão dominante que o time da capital sofreu apenas cinco pontos nos 11 jogos disputados até o momento. Desta forma, a tendência é de que o título seja novamente do Charrua, que lidera a classificação geral do estadual com 66 pontos.

Equipe feminina do Farrapos será anfitriã no domingo – Reprodução

O Farrapos deve brigar até a etapa final com o Predadores Rugby (Pelotas). A equipe da Zona Sul é a vice-líder com 55 pontos, mas é seguida de perto pelas bento-gonçalvenses, detentoras de 53 tentos. O duelo entre os dois times deverá ser fundamental para definir suas posições ao fim do Circuito Gaúcho, uma vez que o confronto direto é o principal critério de desempate — o Predadores venceu os dois primeiros e na última etapa o Farrapos levou a melhor.

A projeção do segundo lugar ainda ser possível de ser atingida é comemorada pelo técnico do time do Farrapos, Diego Bigode: “Ainda que a ideia seja sempre entrar para vencer, sabemos das nossas limitações e sabemos também que o Charrua é soberano no estado. Então se conseguirmos o segundo lugar na etapa e no Circuito podemos dizer q o objetivo do ano foi cumprido”, avalia Bigode, que também é atleta da equipe masculina.

Após as disputas em Bento Gonçalves, os times iniciam preparação para a próxima série. Os jogos serão realizados na Sociedade Hípica Porto-Alegrense, a casa do líder Charrua, em novembro.

Rugby Nacional: Já nas quartas, Farrapos aguarda SPAC ou Charrua

Dono da segunda melhor campanha do Super 16, o Campeonato Brasileiro de Rugby XV, o Farrapos é a única equipe que não sabe qual será o seu adversário das quartas de final. Pelo menos até a tarde de hoje, 15, quando SPAC e Charrua se enfrentam em São Paulo pela vaga da repescagem da competição.

Os paulistas oriundos do Grupo C recebem o time de Porto Alegre em sua sede com certo favoritismo. O SPAC sofreu apenas duas derrotas nos seis confrontos da fase de grupos no Super 16, as duas para o líder geral Curitiba Rugby; fora isso, foram quatro vitórias convincentes. Já o Charrua venceu dois confrontos sobre San Diego, o lanterna do Grupo D, e arrancou um empate com o Desterro, em Florianópolis. Os gaúchos ainda sofreram uma derrota para os catarinenses e duas para o líder Farrapos.

Além disso, a experiência pode influenciar. Enquanto que o tradicional SPAC já levantou a taça nacional por 13 vezes, o Charrua foi promovido à elite apenas nesta temporada.


 

Foto Capa: Marcelo Poletto/FGR, Divulgação