Os sinais de recuperação econômica estão lentamente sendo percebidos em diversos setores. Um deles é a geração de empregos, e neste contexto, Bento Gonçalves fechou o primeiro mês de 2018 com variação positiva no comparativo “admissões X demissões”. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ferramenta do Ministério do Trabalho que mede o fluxo de contratações e demissões de funcionários.

Em janeiro firam realizadas 1.680 admissões e 1.114 demissões, gerando um saldo positivo de 566 postos de emprego no município. O número é bem mais animador se comparado ao mesmo período de 2017, quando o município fechou o ano com 163 novos postos de trabalho. Os dados do CAGED também apontam que em janeiro de 2017, eram 38.383 pessoas empregadas formalmente em 9.646 estabelecimentos.

De acordo com o Caged, as áreas da indústria, comércio e varejo, puxaram os resultados para cima, mas, também foram as que mais demitiram no primeiro mês do ano. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) se baseia de cálculo de positividade por meio do número de moradores de cada município, e o número novos postos de empregos e as demissões.

Nos municípios da região, como Garibaldi, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul, Farroupilha, Santa Tereza e Pinto Bandeira, o saldo também ficou positivo, na comparação entre admissões x demissões.