A principal economia do município, em seu cinquentenário, era a agricultura baseada em produtos derivados de suínos, com destaque para a banha. O segundo produto mais representativo era o vinho. As estatísticas da época demonstravam os seguintes resultados anuais. Dois mil quilos de banha; quarenta mil quilos de trigo, mil quilos de arroz, mil quilos de lentilha; dois mil quilos de aveia; três mil quilos de batata; oitenta mil quilos de suco de uva; seis mil quilos de linho, vinte mil quilos de açúcar; cinquenta mil quilos de mel; doze mil quilos de cebola; oitenta mil quilos de salame; cem mil quilos de carne de porco; 250 mil dúzias de ovos; cento e cinquenta quilos de queijo, 35 mil litros de vinho, 20 mil quilos de cera de abelha e 150 mil quilos de frutas diversas.
Entre os animais estavam : cinco mil bovinos, quatro mil equinos, 15 mil suínos, 50 mil galinhas.
Na época, Bento Gonçalves contava com quatro advogados; 27 automóveis particulares, 26 alambiques grandes; 173 alambiques pequenos; 13 costureiras, 1 (uma) agência Ford; 9 barbearias; cinco agências bancárias; 64 carretas particulares pequenas; 28 carretas grandes alugadas, 33 carroças para o comércio; 451 carroças para o trabalho; 3 casas de ferragem em geral; 6 serrarias a vapor; 36 madereiras; 1 (um) espaço para fumantes; 2 clubes, 4 cantinas de vinho; 2 fábricas de sabão; 3 fábricas de fogos pirotécnicos, 1 (uma) fabrica de colchoões; 2 fábricas de cerveja; 7 fábricas de gasosa; 2 fábricas de torrefação de café; 1 (uma) fábrica de chapéus de palha; 8 fábricas de salame; 41 fábricas de lampiões; 4 moinhos a vapor, 36 moinhos hidráulicos; 12 moinhos particulares hidráulicos; 4 fábricas de tijolos; 19 pedreiros; 8 farmácias; 14 sapateiros; 6 trilhadeiras a vapor e 20 trilhadeiras de tração animal.
“O autor destes registros, salienta que ” diante deste quadro, podemos notar o enorme progresso de Bento Gonçalves em apenas 50 anos de existência.”
Em 1925, a população do município era atendida por 248 estabelecimentos comerciais.
Em 1940, inicia-se o calçamento da rua Marechal Deodoro (hoje Via Del Vino) centro da cidade. A agricultura vai sendo substituída pela indústria, que aos poucos vai diversificando sua produção, gerando mais empregos. A industrialização atrai um novo contingente de trabalhadores, migrantes de outros municípios da região . Aumenta a circulação de dinheiro e muda os hábitos e costumes dos moradores. O poder de consumo da população aumenta com o desenvolvimento da cidade.
No início da década 1950, o município apresentava uma população de 23.440 habitantes, desde 6.380 eram urbanos e 17.060 rural.
Nos anos subsequentes, a cada década foi marcada por fatos históricos que marcaram o desenvolvimento e o progresso do nosso Município. Isso se deve as diversas lideranças da nossa sociedade e dos trabalhadores que ajudaram a construir o que somos hoje.