A cidade de São Roque/SP recebe no fim de semana a Copa América de Downhill 4X 2019 e será o palco de competição importante da modalidade do ciclismo. Dois participantes de Bento Gonçalves estão na cidade paulista para a disputa continental.

Os dois bento-gonçalvenses são Lucas Bertol e Douglas Dal Ponte, integrantes da equipe Downhill do Vinho. Eles participam da edição que ocorre no Ski Mountain Park.

Se Dal Ponte estreia na Copa América na edição de 2019, o mesmo não ocorre para Bertol, que se encaminha para a sexta participação. Desde 2014 ele integra o grupo de ciclistas do Downhill 4X.

De acordo com Lucas Bertol a partir de sua vivência no campeonato continental, a Copa América tem grau de dificuldade elevado. “O nível é sempre bem alto, mas acredito que se chegar na final as chances são grandes”, analisa.

Ainda segundo o bento-gonçalvense, a projeção é superar os resultados passados, dois, em especial. “Minha expectativa é de ir para a final e buscar o título, já que há dois anos eu ‘bato na trave’ e fico na semifinal”, projeta Bertol.

Cronograma do evento

As tomadas de tempo que classificarão os competidores à Prova Principal ocorrem em dois turnos deste sábado. Às 9h30min e às 14h30min iniciam as descidas, tanto para os competidores do naipe masculino quanto às mulheres participantes.

Entre os homens, 24 participantes garantirão vaga nas finais e se juntarão a oito atletas com vaga garantida por terem sido convidados. Para o feminino, 12 competidoras se juntarão às quatro melhores de 2018.

Na manhã de domingo é que serão definidos os campeões. A Prova Principal terá início às 9h15min. As descidas definitivas poderão ser vistas na programação do programa Esporte Espetacular, da TV Globo.


Foto: Cesar Delong, Reprodução