As atenções de milhares de pessoas vinculadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, em todo o país, estão voltadas a Campo Bom, a partir desta quinta-feira, 17. Isso porque a cidade será sede de um dos principais eventos do movimento, o Ciranda Cultural de Prendas.

A oportunidade de sediá-lo foi porque no ano passado, Renata da Silva, tornou-se na 47ª edição do evento, a 1ª Prenda Adulta do Rio Grande do Sul. A jovem representante do CTG M’Bororé venceu dezenas de concorrentes em uma disputa.

Bento Gonçalves é destaque no evento, pois será representado em duas categorias: Mirim, com Ana Luiza Bessega e Juvenil, Natalia Sitnievski, ambas do CTG Herdeiros da Bombacha. Além das duas bento-gonçalvenses, a garibaldense Alice Plagiarini Picolotto, do CTG Sentinela da Serra, de Garibaldi é a representante na categoria adulta.

A programação iniciou às 14h, no CTG M’Bororé, com recepção às delegações das 30 Regiões Tradicionalistas. São esperadas cerca de 2500 pessoas. Às 19h ocorreu uma benção religiosa, seguida pela despedida, às 20h, das prendas do RS, gestão 2017/2018. A noite será encerrada com um jantar, às 21h.

As atividades de sexta-feira, dia 18, ocorrem todas no Complexo CEI, e iniciam com as provas escritas, às 8h30min. As provas abordam temas como tradicionalismo, folclore, história do Rio Grande do Sul, Geografia e História do Brasil.

A Mostra Folclórica será na sequência, e irá apresentar uma pesquisa realizada pelas concorrentes, de um tema pré-definido. A avaliação está prevista para as 13h30min. A Sessão Solene de Instalação da 48ª Ciranda Cultural de Prendas inicia às 20h30min.

Já no sábado, 19, também no CEI, as avaliações de prova oral e artística iniciam às 8h30min, momento em que as prendas apresentam danças de salão, danças tradicionais e habilidades artísticas.

O Fandango de Encerramento está previsto para iniciar às 22h30min, no Ginásio do CEI, com resultados sendo divulgados já no início da madrugada de domingo, 20.

A Ciranda Cultural de Prendas não é apenas um evento de disputa interna dentro do MTG, ele vai além: visa como objetivo despertar na criança o gosto pelas tradições e estimular nas jovens sua gradativa e natural integração no meio tradicionalista. O evento também tem o intuito de estimular a juventude a uma participação mais efetiva nas entidades, colaborando na organização e realização de atividades socioculturais e projetos desenvolvidos pelo movimento.