O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) inaugurou nesta quinta-feira, 4 de dezembro, a obra ‘O Empreendedor’, alusiva ao centenário da entidade, comemorado em 2014. Feita totalmente em mármore branco, a peça representa as milhares de pessoas que ajudaram a transformar o município em ícone de empreendedorismo por meio de seu viés mais humano. Executada pela artista Eloísa Tregnago, natural de Bento Gonçalves, a obra ocupa área de destaque na Praça das Rosas, no bairro Cidade Alta.

“Foi um desafio desenvolver uma escultura que representasse algo tão complexo quanto o empreendedorismo e todas as transformações sociais que ele ocasionou em Bento Gonçalves. Achamos que nada poderia representar melhor tudo isso do que o próprio homem. O resultado é a visão estética e conceitual da leitura feita pela artista. Acreditamos que as pessoas, de forma geral, se verão na obra. Além disso, também acreditamos que estamos deixando algo bom para a comunidade, algo que ajudará a realçar a autoestima de Bento Gonçalves e seu caráter empreendedor”, destacou o presidente do CIC/BG, Leonardo Giordani.

Segundo Gustavo Bertolini, 2º vice-presidente do CIC/BG para Assuntos da Indústria e também presidente da Comissão Organizadora do Monumento, o objetivo de ‘O Empreendedor’ é destacar os aspectos humanos do empreendedorismo. Assim, a peça tem como base o homem. “Não são as ferramentas de antigamente, os equipamentos eletrônicos da atualidade ou qualquer outra tecnologia que levam ao empreendedorismo. O que leva ao empreendedorismo é o anseio do homem por definir seu próprio futuro e por transformar o ambiente em que vive. Tivemos como inspiração, por exemplo, os textos de Giovanni Pico della Mirandola, que aborda o descobrir por parte do homem de que é aspecto mínimo para este fim sua própria capacidade de inovação, autodeterminação e transformação da natureza. É esta figura humana, impassível e transformadora que buscamos retratar”, afirmou.

O desejo da artista é que com o tempo a comunidade de Bento Gonçalves aceite o monumento como pertencente à cidade. “Sinto orgulho em fazer parte deste acontecimento, assim como sinto orgulho de ser filha de Bento Gonçalves”, ressaltou. A obra recebeu a bênção do pároco da Igreja Matriz Cristo Rei, padre Jairo Luiz Gusberti e o prestígio do prefeito Guilherme Pasin, que destacou a fé e o trabalho do povo da cidade, responsável pela construção e projeção do município.

A área onde a obra foi instalada foi cedida pela Prefeitura Municipal. Com pouco mais de dois metros de altura – entre bases e escultura – o monumento se destaca em meio ao ambiente de vegetação minimalista que compõe a Praça das Rosas, sendo facilmente avistado por motoristas e pedestres que passarão pelo local.

Sobre a artista

Eloísa Tregnago nasceu em Bento Gonçalves e mudou-se para Porto Alegre em 1985. De 1981 a 1983 estudou desenho com João Bez Batti, em Bento Gonçalves, e quando mudou para a capital gaúcha frequentou aulas de modelagem e escultura com Vasco Prado e Xico Stockinger. Recebeu orientação em desenho de Plínio Bernhard e Patrício Farias e de Danúbio Gonçalves em gravura. “Meu conhecimento de desenho me deu muita oportunidade e noção. Ajudou muito para a confecção das peças em mármore e terracota”, afirma a artista.

Sobre o centenário do CIC

A inauguração de ‘O Empreendedor’ é mais um ato que tem como pano de fundo o centenário do CIC/BG, comemorado em 2014. Em agosto, a entidade lançou o livro ‘CIC 100 anos – O espírito de uma sociedade’. Com 180 páginas e autoria de Janquiel Mesturini, a obra relata a construção da representação de classe no município e o envolvimento que o empreendedorismo teve com os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais da cidade e da região.

Além do livro, a entidade também apresentou uma exposição itinerante paralela, que desde então circula por órgãos públicos, entidades e instituições de ensino do Estado. Em outubro, a entidade ainda realizou uma festa comemorativa reunindo ex-presidentes, autoridades e associados, além da Sparkling Night Run, que em sua primeira edição foi um sucesso com mais de 500 corredores. E para brindar o centenário e cada uma de suas festividades o Vinho dos 100 Anos foi mais uma realização comemorativa.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos da solenidade.