Capital do Vinho ficou entre as 50 melhores cidades acima de 100 mil habitantes em empreendedorismo e educação

O município de Bento Gonçalves figura em um levantamento realizado e divulgado pela Urban Systems e Revista Exame, denominado “Ranking Connected Smart Cities” o qual tem como principal concepção a construção de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Entre as 11 categorias apresentadas no estudo, a Capital do Vinho aparece em destaque nos quesitos, educação e empreendedorismo em um ranking que envolvia cidades entre 100 a 500 mil habitantes.

Em empreendedorismo, sete indicadores são levados em conta pela empresa para a obtenção do resultado final: Crescimento de empresas de tecnologia, polos tecnológicos, crescimento de empresas de economia criativa, incubadoras e crescimento microempreendedores individuais (MEIs) em cada uma das cidades. Bento Gonçalves, em 2017 ocupou a 47ª posição no ranking que listou os 50 melhores municípios com uma nota final de 2,378 pontos. Um ano depois, a Capital do Vinho obteve uma melhora significativa, tanto em pontuação, como também em sua posição, saltando para 33º lugar com 2,972, uma nota 594 pontos maior que a do último levantamento.

Uma das justificativas para essa melhora pode estar no número de empresas abertas em Bento neste ano. De acordo com os dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tendo como base os meses até setembro, o município registrou a abertura de 1.175 novas empresas. Destas, 772 (65,7%) são do setor de prestação de serviços, 202 (17,2%) do comércio, 88 (7,5%) autônomos, 76 (6,5%) comércio com prestação de serviços, 17 (1,5%) indústrias, 12 (1%) indústrias com prestação de serviços e sete (0,6%) agroindústrias.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, que esteve em São Paulo para a divulgação dos resultados e participação de palestras e workshops voltados para temas como desenvolvimento, conexão e sustentabilidade, comentou os índices obtidos pela cidade no levantamento. “Subimos para 33ª lugar tendo adotado uma política de incentivo para abertura de novas empresas, mas também por termos em nossa cidade um ramo mobiliário e industrial vinícola dos mais modernos do Brasil. Isso faz com que tudo agregue valor e tenhamos uma melhora desses índices”, analisa.

Participar do estudo também foi feito comemorado por Pasin. “É extremamente importante para o município estar sendo citado em um levantamento conceituado em nível nacional e que leva em conta dados oficiais, ou seja, nada é inventado ou baseado em suposição de números, ainda mais em um momento tão complicado que o país e todos estamos vivenciando”, enaltece.

Entre as 50 melhores em educação

Outra categoria do levantamento divulgado pela Urban System e Revista Exame foi o da Educação. Bento Gonçalves, que não apareceu em 2017 no ranking das 50 melhores cidades do país acima de 100 mil habitantes, desta vez se fez presente e de forma significativa, com a 31ª posição obtendo 4,529 pontos.

De acordo com o estudo, vários indicativos foram levados em conta, entre os quais: material escolar na rede publica online, vagas em universidade pública, média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), docentes ensino médio com ensino superior, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e despesas pagas com educação e média de horas-aula diária até o 9º ano.

Além disso, a taxa de abandono, atrelada a questões de qualidade do ensino, e entendimento da eficiência de políticas públicas referentes a criança e jovens e também a questões econômicas, devido a necessidade do jovem contribuir com renda para a família, também foram levados em conta no estudo.
Para Pasin, os números mostram que o trabalho está sendo bem executado. “Se nós conseguirmos dar um suporte para os jovens desde a base, e seguir tendo polos estudantis de ensino superior com redes de faculdades e o IFRS, vamos melhorar ainda mais. O trabalho atual desenvolvido pela secretaria de educação já está surtindo efeito e merece ser comemorado”, elogia.

De acordo com o levantamento, Bento ficou à frente de cidades importantes na Educação, como Pelotas (37ª) e Joinville, em Santa Catarina (50ª). O levantamento também revela que a cidade tem proximidade com de Rio Grande (28ª) e da capital, Porto Alegre (24ª).

“Não podemos achar que está bom”

Apesar de estar presente em duas categorias e em boas colocações, O Pode Executivo de Bento Gonçalves é prudente ao comemorar o resultado. Isso porque esteve fora do ranking geral das 100 melhores cidades. Além disso, o município não foi citado nas outras nove categorias analisadas pelo estudo da Urban System e Revista Exame.

Entre as categorias que a Capital do Vinho não se fez presente estão: Mobilidade e Acessibilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Saúde, Segurança, Governança e Economia.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, a situação merece atenção da administração. “Em primeiro lugar, não podemos achar que está bom, tudo certo e como se diz “dormir em berço esplêndido”. Ao mesmo tempo, Bento não está tão mal quanto falam por aí. É claro que queríamos estar melhor no ranking geral e sermos citados nas outras categorias, isso nos incomoda. Mas vamos usar essa vontade para buscar melhor e chegarmos em 2019 ao nível exigido das melhores cidades do Brasil”, projeta.

Conforme Pasin, o caminho para esta melhora já está em andamento. “Nós já melhoramos alguns índices como no empreendedorismo e na educação, a tendência e nosso desafio é que isso siga acontecendo durante as próximas pesquisas. Isso (a melhora) ocorre muito em virtude de políticas públicas que foram implementadas e outras que estão próximas de serem colocadas em prática. Temos que manter o trabalho de base, que inicia pela educação, tendo o máximo de crianças nas escolas, seguir tendo um crescimento populacional de 1,2%, o que no traz culturas diferenciadas das que já estão aqui, conseguir inseri-las da melhor forma, aprendemos com elas e evoluímos sempre”, almeja.

Ainda segundo o secretário, entre as demandas importantes que já estão sendo executadas pelo Executivo está a Segurança, principal pedido da população, e Saúde, a qual já passou por algumas modificações, como troca de titular.